Pugliese comenta julgamento de ação judicial contra governador

Por Maisa Medeiros - AL
11/02/2014 12h16 - Publicado há 10 anos
José Augusto repercute julgamento do governador no TSE
José Augusto repercute julgamento do governador no TSE
Clayton Cristus / HD

O deputado José Augusto Pugliese (PMDB) usou a tribuna na sessão desta terça-feira, dia 11, para falar de sua expectativa quanto ao julgamento, previsto para hoje, de ação contra o governador Siqueira Campos (PSDB) e o vice-governador João Oliveira (DEM) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi impetrada pelo ex-governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) contra o chefe do Poder Executivo por abuso de poder econômico e propaganda eleitoral irregular, através de uso indevido da TV Girassol em seu programa eleitoral de 2010.

Para Pugliese, o julgamento, embora tardio, acontece no momento em que a população anseia por mudanças. “O Tocantins precisa urgentemente de uma nova gestão. Acreditamos que a Justiça vai decidir pela cassação, mas, se não acontecer, vamos lutar pela troca desse governo nas urnas”, ressaltou o parlamentar.

O Recurso Ordinário da Ação Judicial movido contra Siqueira Campos e João Oliveira também inclui nos crimes eleitorais o ex-secretário Eduardo Siqueira Campos (PTB) e o apresentador de Araguaína, Vanderlan Gomes.

No Tocantins, a ação foi votada em 2013 no Tribunal Regional Eleitoral, mas o governador e seu vice foram absolvidos por quatro votos a dois. A previsão é de que a decisão final seja apresentada pela ministra Luciana Lóssio, além de analisada e votada pelos outros ministros do TSE. (Maisa Medeiros)