Deputados apoiam criação do Museu do Som e da Imagem

Por Glauber Barros- AL
12/02/2014 12h22 - Publicado há 10 anos
Solange quer preservar história do Tocantins
Solange quer preservar história do Tocantins
Clayton Cristus / HD

O Tocantins pode ganhar seu Museu do Som e da Imagem, no que depender dos deputados. Isso porque foi aprovado na ordem do dia da manhã desta terça-feira, dia 11, um requerimento proposto pela parlamentar Solange Duailibe (SDD) em favor desse pleito ao Executivo. A peça vai acompanhada de um anteprojeto de lei que sugere os termos gerais da iniciativa pela preservação do patrimônio cultural audiovisual tocantinense.

“A matéria é uma iniciativa que visa atender a uma sugestão do professor Júnio Batista do Nascimento, membro da Academia Palmense de Letras”, informa Solange. A proposta prevê a coleta, a organização, a guarda, restaurações, revitalizações, construções, inventários, diagnósticos, mapeamentos, ações de educação patrimonial e museu, bem como o acesso da população a esses produtos histórico-culturais.

Foram também aprovados requerimentos dos deputados José Geraldo (PTB) e Eli Borges (PROS). O petebista é autor de 39 pedidos que abrangem questões pontuais como a construção de quadras poliesportivas e o envio de anteprojetos de lei que, por exemplo, dispõem sobre o programa Pró-Leitura.

Já Eli Borges obteve a aprovação, em regime de urgência, de um requerimento que solicita esclarecimentos à Secretaria de Educação do Estado por suposta paralisação de atividades na Escola Estênio Teles das Chagas, em Mateiros. (Glauber Barros)