Deputados aprovam audiência pública que discutirá mortandade de peixe em Lajeado

Por Elpídio Lopes -AL
27/02/2014 12h14 - Publicado há 10 anos
Lelis vai presidir audiência pública sobre mortandade de peixes
Lelis vai presidir audiência pública sobre mortandade de peixes
Clayton Cristus / HD

Foi aprovado, na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 26, um requerimento de autoria do deputado Marcello Lelis (PV) que autoriza a realização de uma audiência pública para tratar da recente mortandade de peixes em Lajeado. O evento está marcado já para a tarde desta quinta-feira, 27, nas dependências deste Parlamento.

Segundo Lelis, foram mortos milhares de peixes, vítimas de procedimentos da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, o que gerou revolta dos pescadores da cidade e de toda a comunidade local. “Estamos na época da piracema, quando as pessoas são proibidas de pescar, no entanto, a usina provoca a morte de milhares de peixes e não se sabe de nenhuma ação punitiva proveniente dos órgãos ambientais. Por isso precisamos ouvir o Ibama, o Naturatins e a Investco sobre o ocorrido”, defendeu o deputado.

Lelis disse que já discutiu o assunto com vereadores e com a colônia de pescadores da cidade que ficaram indignados com as mortes que vêm ocorrendo, de acordo com eles, quase todos os anos.

Na mesma ordem do dia, foram aprovados requerimentos dos deputados Freire Júnior (PV), Josi Nunes (PMDB), José Bonifácio (PR), Luana Ribeiro (PR), Toinho Andrade (PSD), Iderval Silva (SDD), José Geraldo (PTB), Sandoval Cardoso (SDD), Solange Duailibe (SDD), Stalin Bucar (SDD) e Wanderlei Barbosa (SDD).

O do Freire Júnior pede que a Assembleia convide representantes da Comissão de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB, Seccional Tocantins, para comparecer à Comissão de Segurança Pública desta Casa de Leis, a fim de apresentar o relatório do sistema prisional estadual, para que seja conhecido pelos deputados.

Já a deputada Luana Ribeiro solicitou a realização de uma audiência pública para debater a situação precária, segundo ela, da Polícia Federal no Estado do Tocantins. (Elpídio Lopes)