Mulheres são homenageadas no Parlamento

Por Maisa Medeiros - AL
12/03/2014 13h08 - Publicado há 10 anos
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
Isis Oliveira / HD / Mais imagens

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira, dia 11, uma sessão solene. A cerimônia foi marcada pela entrega do “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva”, instituído pela Resolução nº 301, de 20 de dezembro de 2011. Cinco mulheres indicadas pelas deputadas estaduais e também pelo presidente do Parlamento, deputado Sandoval Cardoso (SD), receberam a homenagem pelos trabalhos sociais desenvolvidos e pela luta em defesa desse público no Tocantins.

Foram homenageadas a servidora do Parlamento Tocantinense, Vaina Freire, a subsecretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Mariza Sales, a presidente da Liga de Combate ao Câncer, Elaize Fonseca, a professora Haydee de Souza e a jornalista e professora da UFT, Cynthia Mara Miranda. As honrarias foram sugeridas pelo presidente da Casa, Sandoval  Cardoso e pelas parlamentares Solange Duailibe (SD), Luana Ribeiro (PR), Josi Nunes (PMDB) e Amália Santana (PT), respectivamente.
A primeira agraciada com o diploma foi a diretora de Operações Legislativas, Vaina Freire. A servidora do Parlamento Tocantinense  há 25 anos foi homenageada pelo presidente e pela primeira-dama do Parlamento, Marcela Cardoso, pelos seus trabalhos e dedicação prestada a esta Casa de Leis. Ela foi citada, por ele, como exemplo de servidora ativa.
Nos discursos, as deputadas destacaram as ações desempenhadas pelas mulheres nas áreas sociais e da educação. Solange Duailibe elogiou Marisa Sales pelo encaminhamento de mulheres no mercado de trabalho, por meio do Sine, e pelas diversas ações da Setas que prestam assistência no Estado.
Elaize Fonseca, fundadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer, foi elogiada por Luana Ribeiro pelo apoio e assistência oferecidos aos pacientes oncológicos como forma de aliviar a dor física e emocional.
Já as professoras Haudee de Souza, de Paranã, e Cynthia Mara Miranda, da Universidade Federal do Tocantins, foram destacadas pela luta para levar educação aos tocantinenses da região sudeste do Estado e pelas causas e movimentos feministas, de combate à violência contra as mulheres.
Após a sessão solene, Marcela Cardoso e as homenageadas visitaram a exposição das artesãs do projeto Recriarte, no hall de entrada da Assembleia, que faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que acontece até o dia 13. O encerramento das atividades será nesta quinta-feira, às 14h30, com a palestra “Mulheres Inteiras, que correm com lobos”, ministrada pela consultora Roberta Galvani, no auditório do Parlamento.(Maisa Medeiros)