Igreja e instituições na luta contra o tráfico humano

Por Penaforte Dias-AL
01/04/2014 16h05 - Publicado há 10 anos
Tráfico e exploração de menores preocupam autoridades e representantes das igrejas
Tráfico e exploração de menores preocupam autoridades e representantes das igrejas
Ises Oliveira / HD / Mais imagens

O lançamento oficial da Semana Social Cáritas/Tocantins aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 31, no auditório da Assembleia Legislativa. O evento contou com a presença do presidente da Casa, deputado Sandoval Cardoso (Solidariedade), de sua mulher, Marcela Cardoso, do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, do presidente da Regional Norte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Felipe, e do Secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias.

Em seu discurso, Sandoval discorreu sobre o tema da campanha da fraternidade deste ano, que faz um alerta contra o tráfico humano, o abuso, o aliciamento e a exploração de crianças, jovens e adultos. Também destacou o trabalho da organização Cáritas que, “através de milhares de voluntários no Brasil e no mundo, desenvolve ações a fim de erradicar a pobreza e a exclusão social”, disse.

Dom Pedro, por sua vez, apontou as causas que alimentam o tráfico humano. Ele ressaltou três fatores que contribuem para a situação: a miséria, porque as pessoas não dispõem de meios para sobreviver; a ganância, como estímulo para ganhar dinheiro de forma não digna; e a impunidade. “O tráfico humano movimenta 32 bilhões de dólares no mundo. Desse total, 82% estão relacionados à exploração sexual”, alertou o arcebispo.

A programação da Semana Cáritas no Tocantins conta com atividades em postos de gasolina e em diversos trechos da BR-153, considerada uma área crítica. O ato final acontecerá no dia 4 de abril, no trecho que liga as cidades de Barrolândia e Aguiarnópolis.

Histórico

Fundada em 1956, a Cáritas Brasileira é uma das 178 organizações ligadas à Rede Cáritas Internacional. No país, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A palavra “Cáritas”tem sua origem no latim, que significa “Caridade”, e se traduz na prática da solidariedade diante das situações em que a vida estiver em risco. (Penaforte Diaz)