Parlamentares avaliam período da ditadura militar

Por Elpídio Lopes -AL
01/04/2014 17h11 - Publicado há 10 anos
Zé Roberto relembra tempos da ditadura militar
Zé Roberto relembra tempos da ditadura militar
Clayton Cristus / HD

O deputado Zé Roberto (PT) foi o primeiro parlamentar a subir à tribuna nesta terça-feira, dia 1º, para comentar os efeitos da ditadura militar no Brasil no que diz respeito à violação dos direitos humanos e à crise financeira. Ele ressaltou o fato de que centenas de brasileiros foram mortos, torturados ou desapareceram durante o período tido como de chumbo.

Zé Roberto também afirmou que o País se endividou de forma exorbitante nas mãos dos militares. “A crise econômica presenciada nos anos de 1981, 1982 e 1983 culminou em um longo período de forte alta na inflação, sangrando a economia popular e do próprio País”, ressaltou.

O petista disse considerar o primeiro de abril um dia triste para o Brasil, mas que não pode ser esquecido, pois foi nesta data, no ano de 1964, que teve início um dos períodos de ruptura da democracia brasileira. “Nesses últimos anos, temos lutado para que os crimes de tortura do mais recente período de ditadura não sejam anistiados como querem setores militares”, defendeu Zé Roberto.

Também da tribuna o deputado José Bonifácio (PR) disse ter havido práticas condenáveis promovidas pela ditadura, mas também pelos setores que se opunham ao sistema militar. Bonifácio garantiu que os generais trouxeram ganhos ao Brasil, e deu como exemplo a construção da ponte Rio Niterói, a BR-153, a Transamazônica, as hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí, entre outros benefícios. (Elpídio Lopes)