Josi protesta contra pensamento machista mostrado em pesquisa do Ipea

A deputada Josi Nunes (PMDB) proferiu discurso da tribuna na manhã desta quarta-feira, dia 2, sobre o resultado de pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O levantamento constatou que, para uma grande parcela da população brasileira, “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".
Do total de 3.810 pessoas ouvidas, 65% disseram concordar que “as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. “O resultado demonstra, a meu ver, que ainda temos muito a avançar. A visão predominantemente machista, cultuando o homem como centro da família, mesmo já tendo avançado em muitos aspectos, ainda é predominante”, constatou a parlamentar.
Josi Nunes também se disse indignada e triste ao saber que quase 60% dos entrevistados são mulheres. “É um pensamento arcaico e lamentável”, afirmou. Ela apresentou um cartaz com a frase “A culpa nunca é da vítima. Nenhuma mulher merece ser estuprada”. “O grande responsável pelo estupro é o estuprador, e nós não podemos deixar que as vítimas sejam responsabilizadas por esse crime tão violento”, defendeu. (Elpídio Lopes)