Deputados repudiam atitude de Conselho Federal de Psicologia

Por Glauber Barros- AL
24/04/2014 12h03 - Publicado há 10 anos
Deputado Eli Borges repudia atitude do Conselho Federal de Psicologia
Deputado Eli Borges repudia atitude do Conselho Federal de Psicologia
Clayton Cristus / HD

Uma moção de repúdio ao Conselho Federal de Psicologia foi aprovada, em regime de urgência, pelos deputados na noite desta quarta-feira, dia 23, na ordem do dia. Proposto pelo parlamentar Eli Borges (PMDB), o requerimento alega que a profissional Marisa Lobo sofre de perseguição religiosa por parte da entidade “nas menções cristãs em suas [contas] nas redes sociais”.

“O conselho tenta inibir e interferir na opção religiosa e cristã da profissional que, na sua particularidade, opta por preservar sua formação cristã em referência aos conceitos de família”, alega o deputado Eli. “O País em que vivemos preceitua, em sua Carta Magna, que convivemos em estado laico, onde o cidadão deverá escolher livremente sua religião”, concluiu.

Marisa é conhecida como defensora da proposta chamada de “cura gay”, que seria uma técnica de modificação da sexualidade. A iniciativa gerou grande polêmica, não foi autorizada pelo conselho da profissional e foi retirada do Congresso Nacional, onde tramitava.

Entre as outras matérias apreciadas, consta a convocação do presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR) para explicar o reajuste tarifário de 13,9% sobre os serviços de saneamento, sugerida pelo deputado Sargento Aragão (Pros).

Ao povoado Tamboril, em Angico, o deputado Amélio Cayres (Solidariedade) solicita a construção de praça pública e ampliação e cobertura da quadra poliesportiva. Já a parlamentar Josi Nunes (PMDB) requer às operadoras de telefonia móvel Vivo e Oi a instalação de torres para a zona rural de Alvorada.

Outro requerimento aprovado, do deputado José Geraldo (PTB), solicita informações ao DNIT sobre o projeto de pavimentação asfáltica da BR 235 no trecho entre Pedro Afonso e a divisa com o Maranhão. Para os municípios tocantinenses, a parlamentar Luana Ribeiro (PR) pede a implantação da coleta seletiva.

Providências emergenciais nas instalações da delegacia de Polícia de Alvorada é o teor de um requerimento do deputado Marcello Lelis (PV). À Funai, a deputada Solange Duailibe (Solidariedade) pede informações quanto ao processo de demarcação de áreas em Araguaçu. O deputado Stalin Bucar (Solidariedade) requer, para Gurupi, a regularização fundiária dos setores Vale do Sol e Jardim Medeiros, bem como a construção de meios-fios nas vias pavimentadas do setor Jardim Tropical.

Os deputados aprovaram ainda requerimentos do deputado Toinho Andrade (DEM) e Wanderlei Barbosa (Solidariedade) que pedem, respectivamente, a implantação do Samu em Araguaçu e a construção de passarelas na BR 153 nas cidades de Nova Rosalândia e Guaraí. (Glauber Barros)