Cidadãos com atitudes marcantes recebem títulos da Assembleia

Por Elpídio Lopes -AL
27/04/2014 07h25 - Publicado há 10 anos
Deputado Freire Júnior e Antônio Guerra
Deputado Freire Júnior e Antônio Guerra
Isis Oliveira / HD / Mais imagens

Entre as pessoas contempladas com o título de Cidadão Tocantinense pela Assembleia Legislativa durante Sessão Solene nesta manhã de quinta-feira, dia 24, estão os escolhidos pelos deputados Eli Borges (Pros) e Freire Júnior (PV). O contemplado de Eli foi o pastor Sebastião Andrade a quem o parlamentar garantiu “ter marcas diferenciadas e indeléveis como preservador da família e da fé cristã”.

Sebastião Andrade acompanhou a implantação do Estado do Tocantins e foi o leitor da mensagem religiosa no lançamento da pedra fundamental de Palmas, foi membro do Conselho Consultivo da Casa Pública das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD) e presidente da Ciadseta por oito anos. “Este Parlamento reconhece os gestos de amor às boas práticas e a marca de um homem correto”, exaltou Eli.

Freire, por sua vez, fez menção a todos os homenageados do dia e destacou as ações do economista Antônio José Guerra, seu escolhido para receber o título. O político garantiu que Antônio prestou serviços relevantes ao Tocantins e ao Brasil, e iniciou suas atividades no Estado no ano de 1991, quando foi secretário de Planejamento do Governo Estadual.

Segundo o deputado, entre outras funções, o economista “elaborou o primeiro plano estratégico de desenvolvimento do Tocantins e criou, como instrumento de interlocução dos Estados com o Ministério do Planejamento, o conhecido Fórum Nacional de Secretários de Planejamento”.

José Guerra disse que recebe a homenagem com a sensação de ter contribuído à altura com o Estado. Entretanto, ele ressaltou que faltam reconhecimentos para os que construíram, no início, o Tocantins, a Capital, Palmas, chamando-os de candangos, numa comparação aos construtores de Brasília.

Antônio José Guerra atualmente assume a superintendência de apoio ao Conselho de Coordenação de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Planejamento e da Modernização da Gestão Pública do Estado do Tocantins.

Ele graduou em Economia, na Universidade de Brasília, e já foi servidor de vários ministérios, Senado, Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Governo do Piauí. (Elpídio Lopes)