Josi ressalta contribuição de homenageados no desenvolvimento do Tocantins

Por Maisa Medeiros - AL
25/04/2014 17h10 - Publicado há 10 anos
Deputada Josi Nunes ladeada pelos homenageados
Deputada Josi Nunes ladeada pelos homenageados
Isis Oliveira / HD

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 24, para a entrega de títulos de Cidadão Tocantinense a nove homenageados, a deputada Josi Nunes (PMDB, autora de cinco projetos, destacou a contribuição dos homenageados ao desenvolvimento do Estado do Tocantins. Foram agraciados com a cidadania tocantinense o padre João Bosco de Deus, o líder do PMDB de Paraíso do Tocantins, Alípio Barbosa Neto, o jornalista Zacarias Gomes Martins, à biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, o médico Eduardo Henrique Vital Godinho, o escritor Jorge Lima de Moura, o engenheiro elétrico Milton Takayaki Umino, o pastor Sebastião Andrade e o ex-secretário de Planejamento, Antonio Guerra.

Em seu discurso Josi Nunes enfatizou a sua satisfação em entregar a condecoração aos homenageados. “Esse título representa uma nova certidão de nascimento, que decreta a cidadania tocantinense. É uma honra poder prestar esse reconhecimento a esses cidadãos tão ilustres que se destacaram no nosso Estado e muito contribuíram para o progresso da nossa região nas mais variadas áreas, da Cultura, da Saúde, da defesa da Mulher e também no avanço na cobertura de energia elétrica”, frisou a parlamentar.

Dos cinco homenageados pela deputada, três compareceram à solenidade para receber o título, o médico Eduardo Vital Godinho, que iniciou seu trabalho no Tocantins no ano de 2006, no Hospital e Maternidade Dona Regina, no setor de Gestação de alto risco e prestou a sua contribuição à Saúde Pública também com seus conhecimentos nas áreas de Clinica Médica, ginecologia e obstetrícia, reprodução humana e cancerologia pélvica.

O engenheiro elétrico Milton Takayaki Umino que começou a desenvolver trabalhos no setor de Energia Elétrica em Palmas, em 1995, na função de diretor adjunto técnico na Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins, na área de produção e transmissão, além de assumir a vice- presidência de Operações da Celtins, tornando-se responsável por sua gestão operacional em todo o Estado.

Outro homenageado, o jornalista e escritor Zacarias Martins, de Gurupi, que tem se destacado principalmente na área da Cultura, é integrante da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 12 e um dos fundadores da Academia Gurupiense de Letras. Ao agradecer a homenagem Zacarias destacou a necessidade do apoio parlamentar aos talentos e iniciativas na área da Cultura e maior divulgação das obras literárias tocantinenses.

O escritor Jorge Lima de Moura, da cidade de Gurupi e a biofarmacêutica Maria da Penha, da Lei Maria da Penha, que deixou a sua contribuição nacional aos direitos da Mulher, na luta contra a violência não compareceram à solenidade. Na ocasião foram representados pelo jornalista Wesley Silas e pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Maria. (Maisa Medeiros)