Saúde no Estado é debatida em audiência pública em Gurupi

Por Belmiro Gregório-AL
29/04/2014 15h21 - Publicado há 10 anos
Saúde é tema de debate em Audiência Pública em Gurupi

Em atendimento a uma solicitação da deputada Josi Nunes (PMDB), o presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo, deputado Marcello Lelis (PV), comandou em Gurupi nesta segunda-feira, dia 24, audiência pública sobre a situação da saúde estadual. Realizado no plenário da Câmara Municipal, o evento contou com a presença da comunidade e de representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, bem como do deputado Freire Júnior (PV), de vereadores, servidores da saúde e líderes locais.

Na oportunidade, Josi disse que a audiência teve o objetivo de levar o problema para a mesa de debate a fim de ouvir a população, conhecer os problemas e buscar soluções. Segundo ela, as propostas constarão de um relatório que será entregue às autoridades do setor para que providências sejam tomadas.

Durante a reunião, o promotor Marcelo Lima disse ter recebido um comunicado do jornal O Globo afirmando que o Estado do Tocantins destinou mais de um bilhão de reais para ser aplicado na saúde. Segundo ele, “proporcionalmente o Estado está entre os primeiros do Brasil em recursos destinados ao setor, porém, até o momento os serviços de atendimento aos cidadãos ainda não apareceram”.

O defensor público Neuton Jardim lamentou a ausência do prefeito Laurez Moreira. “Quero aqui parabenizar a iniciativa dos deputados que integram esta Comissão, e que aqui estão presentes, visando debater com a população as deficiências no atendimento da saúde em nosso Estado”, comentou. Jardim afirmou ainda que as divergências políticas vêm impedindo a construção do Novo Hospital Regional de Gurupi.

Para o Dr. Macedo, médico que atende no atual Hospital Regional da cidade, a construção de outro prédio é fundamental para reduzir os problemas no atendimento. “Somos cinco médicos e contamos apenas com duas camas para repouso. O espaço físico já não comporta mais a demanda de servidores e pacientes”, lamentou.

O vereador Jonas Barros (PV) também lamentou a ausência das autoridades. “Seria muito importante a presença dos prefeitos da região. Todos os gestores têm problemas nesta área, e cada um poderia dar aqui o seu depoimento a respeito das soluções que podem ser viabilizadas”, disse.

Na oportunidade, o presidente da comissão adiantou que no próximo dia 13 de maio vai acontecer outra audiência sobre o assunto, desta vez em Palmas. “Neste sentido, entrarei com um requerimento na Assembleia Legislativa para solicitar a convocação da secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, e da superintendente da Caixa Econômica Federal, a fim de prestarem esclarecimentos a respeito dos recursos depositados em conta para a construção do novo hospital”, comentou.

Após o encerramento da reunião, as autoridades visitaram o local destinado à construção das novas instalações do Hospital Regional da cidade. (Belmiro Gregório)