Mesa Diretora indefere pedidos de impugnação na eleição indireta

Por Elpidio Lopes - AL
04/05/2014 11h31 - Publicado há 10 anos
Mesa  nega pedidos de impugnação na eleição indireta
Mesa nega pedidos de impugnação na eleição indireta
Silvio Santos / HD / Mais imagens

O presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM) fez publicar decisão da Mesa Diretora na edição extra do Diário da Assembleia, deste Sábado, dia 03, o indeferimento dos pedidos de impugnações contra as candidaturas do governador interino, deputado Sandoval Cardoso (Solidariedade) e Eli Borges (Pros). Os dois parlamentares concorrem ao cargo de governador na eleição indireta que acontece neste domingo, dia 04, no Parlamento Estadual.

Os pedidos de impugnação contra Sandoval foram apresentados pelos concorrentes, deputado José Augusto Pugliese (PMDB) e Marcello Lelis (PV), pelos candidatos Paulo Sardinha Mourão (PT) e Nuir Machado Lima Filho (PMN). José Augusto também recorreu contra a candidatura do seu ex-colega de partido, deputado Eli Borges. Os pedidos de impugnações foram fundamentados no argumento de que Eli e Sandoval não acumulam tempo de filiação suficiente para as candidaturas, que de acordo com a Lei Eleitoral é de um ano.

Já a Mesa Diretora da Assembleia justifica que a eleição indireta no Parlamento não exige o mesmo prazo estipulado para as eleições diretas, como as que vão acontecer em outubro. Na indireta o candidato necessariamente deve estar somente filiado a uma sigla partidária, sem exigência de prazos em função da extemporaneidade do pleito.

Diante da decisão unânime da Mesa Diretora contra as impugnações dos candidatos, o Diário Oficial da Assembleia Legislativa publicou a homologação das oito chapas que irão concorrer aos cargos de governador e vice-governador na eleição deste domingo. A sessão que escolherá o novo governador e seu vice terá início às 10 horas, sendo que logo após a definição dos eleitos, será convocada outra sessão para da posse aos escolhidos. (Elpídio Lopes)