Candidatos ao Governo apresentam propostas em eleição indireta

Por Maisa Medeiros - AL
04/05/2014 13h17 - Publicado há 10 anos
Mesa Diretora da AL observa propostas dos candidatos
Mesa Diretora da AL observa propostas dos candidatos
Clayton Cristus / HD

Em consonância com a Resolução Nº 314, teve início neste domingo, dia 4, a sessão extraordinária da eleição para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Tocantins. Fazem parte da Mesa no processo eleitoral a procuradora-geral do Ministério Público Estadual, Vera Nilva Rocha, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Rubens Dário Lima, e o defensor público-geral do Estado, Marlon Costa Luz.

Dos 23 candidatos previstos para votarem no pleito indireto, a deputada Amália Santana (PT) não  participou por ter sofrido um acidente na manhã deste domingo, dia 4 e a deputada Josi Nunes (PMDB), que justificou a ausência por questões de saúde.

Com o tempo determinado de cinco minutos para a apresentação de propostas, os candidatos ao cargo de governador do Estado iniciaram seus pronunciamentos com foco no Palácio Araguaia. Primeiro a discursar, Adail Pereira (PSDC) criticou as renúncias do governador e do vice e a instabilidade causada ao Estado, enfatizou a crise vivida na educação e a necessidade de mudanças administrativas com vistas ao desenvolvimento do Tocantins.

Na sequência dos pronunciamentos, o deputado Eli Borges (PROS) fez um breve histórico de seu partido e frisou os objetivos almejados na corrida eleitoral. Criticou também a renúncia do ex-governador e de seu vice, e defendeu a recuperação da credibilidade do Igeprev, a criação de programas de incentivo tributário para atrair investidores, com destaques para o agronegócio e o turismo, e a manutenção de um relacionamento harmonioso entre os poderes.

Terceiro a discursar, Fábio Ribeiro (PSOL) enfatizou a necessidade de se promover a democracia nos processos eleitorais, criticou os arranjos e manobras políticas para manter o poder e pediu aos parlamentares mais atenção ao povo, cujo grau de satisfação e opinião se manifestará nas eleições de outubro.

Os demais candidatos que defenderam suas candidaturas foram os deputados José Augusto Pugliese (PMDB) e Marcello Lelis (PV), Nuir Júnior (PMN), Paulo Mourão (PT) e Sandoval Cardoso (Solidariedade). (Maisa Medeiros)