Em discursos, candidatos criticam gestão do Governo do Estado

Por Glauber Barros- AL
05/05/2014 12h20 - Publicado há 10 anos
Deputados pedem votos no Parlamento para Governador do Estado
Deputados pedem votos no Parlamento para Governador do Estado
Calyton Cristus / HD / Mais imagens

Entre os discursos dos candidatos à eleição indireta para o Governo do Estado realizada neste domingo, dia 4, o tom crítico à gestão do Governo do Estado foi o que predominou. Assim procederam Adail Carvalho (PSDC), Fábio Ribeiro (PSOL), Paulo Mourão (PT), Nuir Júnior (PMN) e os deputados Eli Borges (PROS), Marcello Lelis (PV) e José Augusto (PMDB). O único a defender os méritos do ex-governador foi o parlamentar Sandoval Cardoso (Solidariedade).

Adail protestou contra a renúncia de Siqueira Campos e pediu “mais vergonha e trabalho por parte da classe política”. Em seguida, o deputado Eli Borges prometeu não renunciar ao mandato, recuperar a malha viária e as contas do Igeprev, bem como promover um governo descentralizado.

Fábio Ribeiro não apresentou propostas, limitou-se a criticar os deputados por não exercerem toda a sua força e exortou a sociedade a se manifestar nas próximas eleições. O parlamentar José Augusto iniciou seu pronunciamento com o anúncio de que o PMDB vai levar a eleição indireta à Justiça e defendeu um governo de mudança frente ao baixo investimento, rombo no Igeprev e estradas mal conservadas.

Pelo PV, o deputado Lelis discorreu sobre a necessidade de um projeto inovador, simples e enxuto para o Estado. Ele dedicou seu discurso aos desassistidos pelos serviços de saúde, educação e segurança públicas.

O candidato Paulo Mourão (PT), por sua vez, centrou sua crítica em questões econômicas, como o declínio das receitas correntes do Estado e o aumento desproporcional do endividamento público. Mourão lamentou os índices que evidenciam a evasão escolar de jovens de 18 a 24 anos que, segundo ele, em Porto Nacional alcança os 60%.

Sandoval

Após um breve relato de sua biografia, o governador interino do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (Solidariedade), defendeu os feitos do governo Siqueira Campos. Sandoval destacou as cirurgias eletivas da rede estadual de saúde pública como destaque nacional, além de obras de recuperação asfáltica no interior.

O governador interino também prometeu priorizar áreas como segurança pública e habitação. Com a frase “eu não tenho um caminho novo, o que eu tenho de novo é o meu jeito de caminhar”, o deputado encerrou o seu discurso. (Glauber Barros)