Semana de combate à automedicação é realizada na Assembleia

“A automedicação é muito alta no Brasil, e todas as maneiras de levar informação para as pessoas são válidas. Só com informação de qualidade nós vamos reduzir os índices e melhorar a saúde da população”, disse Luana.
A equipe do CRF vai dar ainda explicações sobre a importância do uso correto dos medicamentos e do acompanhamento de um profissional farmacêutico.
“Esta é a primeira vez que fazemos esta ação, dessa grandeza, no Tocantins. Ao oferecer serviços gratuitos, nossa intenção é alertar a sociedade sobre os perigos da automedicação e promover a integração entre o profissional e a sociedade”, pondera a presidente do CRF-TO, Marttha Ramos.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), os medicamentos se apresentam como o principal agente causador de intoxicações em seres humanos. Em 2011, eles responderam por 29.179 (29,5%) de todos os casos notificados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2010, foram 27.710 casos ou 26,85%.
PROGRAMAÇÃO
TERÇA-FEIRA, 06/05 - 9h às 12h
Local: Assembleia Legislativa
Ação de combate a automedicação
14h às 18hTema: Atuação farmacêutica na
prática clínica
Palestrante: Sarah Alves Mendes
19h30 – Palestra
Tema: Aspectos legais da Prescrição Farmacêutica - Sarah Alves Mendes
(Glauber Barros, com informações de Glês Nascimento)