Parlamentares tocantinenses prestigiam abertura oficial da XVIII conferência da Unale

Por Elpídio Lopes -AL
08/05/2014 17h39 - Publicado há 10 anos
Parlamentares tocantinenses participam da UNALE em Brasília
Benhur de Souza / HD / Mais imagens

A solenidade de abertura da XVIII Conferência Anual da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale) aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 7, com a presença da delegação tocantinense. À frente da comitiva composta por seis deputados estava o primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado José Geraldo (PTB), para quem a conferência cumpre um papel fundamental aos legislativos do país.

“No evento da Unale se debatem as questões nacionais de maior relevância para os Estados e as regiões brasileiras, como as questões tributária e logística”. O parlamentar defendeu ainda que se discutam as funções dos poderes de forma que as assembleias voltem a ter sua importância de propor e levar à população mais benefícios, hoje restritos, segundo ele, aos executivos.

“A conferência constitui espaço privilegiado onde os parlamentares trocam ideias, experiências e informações que engrandecem o trabalho parlamentar”, garantiu a deputada Josi Nunes (PMDB).

A parlamentar, que foi presidente da CPI da Telefonia no Tocantins, afirmou que o evento terá um momento para a apresentação dos resultados das 18 CPIs estaduais que investigaram problemas nas prestações de serviços das operadoras de telefonia.

Maior encontro parlamentar da América Latina, a CNLE traz como temas desta edição "Eleições – desafios e oportunidades" e "Agenda de investimentos urgentes para o Brasil". O encontro é realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), no Distrito Federal (DF).

Representaram também o legislativo estadual os deputados Iderval Silva (Solidariedade), Toinho Andrade (PSD), José Bonifácio (PR), Freire Júnior (PV), José Augusto e Josi Nunes (PMDB). A solenidade de abertura contou ainda com a presença do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wasny de Roure (PT); do presidente da Unale, Sérgio Leite (PT/PE), do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), do presidente da Câmara Federal, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), do ex-presidente da Unale, deputado federal César Halum (PRB/TO), além dos senadores Jorge Viana (PT/AC) e Aécio Neves (PSDB/MG), deputados estaduais, delegações internacionais, entre outros participantes. (Elpídio Lopes)