Luana Ribeiro contribui para a mediação de palestra

Por Elpídio Lopes -AL
12/05/2014 10h55 - Publicado há 10 anos
Luana Ribeiro compõe mesa de intermediação da UNALE
Luana Ribeiro compõe mesa de intermediação da UNALE
Benhur de Souza / HD

A deputada Luana Ribeiro (PR) compôs, no final da tarde desta quinta-feira, dia 8, a mesa de honra em palestra na 18ª Conferência da Unale, em Brasília. A parlamentar colaborou na mediação do painel “Eleições 2014 – legislação eleitoral e infrações mais frequentes cometidas por candidatos em pleitos anteriores”, palestra proferida pelo ministro substituto do TSE, Admar Gonzaga.

Em sua intervenção, a parlamentar afirmou que pesquisas eleitorais deveriam ser usadas somente para uso interno. Para ela, alguns políticos, meios de comunicação e institutos usam as estatísticas para confundir o eleitorado, principalmente às vésperas das eleições.

A deputada disse que, apesar de esclarecedora em vários aspectos, a palestra de Gonzaga não definiu a validade da nova lei eleitoral para o pleito deste ano. “Não temos certeza de que a nova legislação será aplicada ou não neste ano”, observou Luana.

Noutra palestra que tratou do novo cenário eleitoral, tendências e marketing nas campanhas políticas, a parlamentar continuou a fazer questionamentos sobre as finalidades e a eficácia das pesquisas nas eleições. O tema foi discutido pelo colunista Alberto Carlos Almeida, do Jornal Valor Econômico.

Sobre o último ponto, Luana disse que ficou a lição de que a forma de pensar dos eleitores é fator fundamental na elaboração do plano de campanha e do mandato.

A deputada Josi Nunes (PMDB), por sua vez, afirmou que as palestras foram fundamentais, pois ofereceram assuntos de relevância à classe política a fim de melhorar o trabalho parlamentar e as campanhas.

Em seguida, a conferência entrou em sua reta final com a realização de eleição da nova diretoria da Unale, que elegeu como presidente da entidade o deputado acreano Luiz Tchê (PDT). Participaram também das palestras os deputados Freire Júnior (PV) e José Geraldo (PTB). (Elpídio Lopes)