Proposta Semana de Conscientização e Combate à Automedicação

Por Maisa Medeiros - AL
13/05/2014 16h19 - Publicado há 10 anos
Iderval preocupado com a automedicação
Iderval preocupado com a automedicação
Benhur de Souza / HD

Foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão desta terça-feira, dia 13, projeto do deputado Iderval Silva (Solidariedade) que institui a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação. O objetivo é alertar a população sobre os riscos da automedicação e propor ações de enfrentamento ao problema.

Em sua proposta, o autor relatou que dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (Sinitox) demonstram que as intoxicações por medicamentos ocupam a primeira posição entre as causas gerais de intoxicação no Brasil. A automedicação leva a riscos que vão desde reações alérgicas, diarreia, tonturas e enjoos, até a anulação da eficácia de medicamentos ou a potenciação de efeitos colaterais. Outro risco é a dependência física e psicológica, como nos casos de psicotrópicos que, tomados acima da dose, afetam o sistema nervoso.

Outras matérias enviadas à CCJ declaram a Utilidade Pública Estadual da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Cocalinho, no município de Palmeirópolis, e da Associação dos Pescadores Ribeirinhos do Tocantins, na cidade de São Salvador. Os projetos são de autoria dos deputados Josi Nunes (PMDB) e Eli Borges (PROS), respectivamente. (Maisa Medeiros