José Geraldo enaltece Dia da Agricultura Familiar

Por Elpidio Lopes / AL
02/06/2014 08h51 - Publicado há 10 anos
José Geraldo parabeniza o dia do agricultor familar
José Geraldo parabeniza o dia do agricultor familar
Clayton Cristus / HD

O deputado José Geraldo (PTB) subiu à tribuna na manhã desta quarta-feira, dia 28, para exaltar o dia dedicado ao agricultor familiar no Tocantins, comemorado em 25 de maio. Um dos principais defensores da agricultura familiar, da economia solidária e do desenvolvimento sustentável no Estado, o parlamentar aproveitou a oportunidade para agradecer e enaltecer o trabalho dos servidores do Ruraltins. Vários servidores do órgão de extensão acompanharam o pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa.

“Hoje o trabalho dos extensionistas rurais engloba o desenvolvimento sustentável, um movimento que garantirá o futuro de nosso planeta. Precisamos nos conscientizar da importância da agricultura familiar não só para o presente, mas para garantir a manutenção da vida. Apoiar o Ruraltins é incentivar o crescimento daqueles que põem alimentos saudáveis e de qualidade na mesa do povo tocantinense”, declarou José Geraldo.  

Através da frente parlamentar da agricultura familiar, promovida pelo deputado em 2011, foi criado o Conselho Estadual de Economia Solidária, que atua em todo o Estado promovendo conferências, reuniões, palestras e cursos com o objetivo de reordenar serviços, aperfeiçoar a utilização de recursos públicos e melhorar a qualidade de vida da população em todas as regiões do Tocantins.

José Geraldo também falou da luta que encampa a favor da isenção do ICMS para produtos oriundos da agricultura familiar. “Sem o imposto, os produtos terão um custo muito menor. Assim, valorizaremos o produtor, os produtos produzidos por ele e teremos, com certeza, mais acesso a uma alimentação saudável. Isentando os produtos do setor, incentivaremos as famílias de agricultores e levaremos mais fartura para as famílias tocantinenses!”, garantiu.

Para ele, 70% da produção de alimentos provêm da agricultura familiar, reconhecida como propulsora do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural. Gera mais postos de trabalho do que a agricultura empresarial, se preocupa com a sustentabilidade socioeconômica, ambiental, e preserva as tradições e os costumes locais.

Por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, 2014 foi eleito como o ano Internacional da Agricultura Familiar, em reconhecimento à contribuição desse setor para a segurança alimentar e a erradicação da pobreza no mundo. (Elpídio Lopes, com informações da ASCOM do deputado José Geraldo)