Osíres Damaso reforça importância histórica de Natividade

02/06/2014 10h37 - Publicado há 10 anos
Osires entre autoridades em Natidade
Clayton Cristus / HD / Mais imagens

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Osires Damaso (DEM), foi homenageado com a Medalha da Divina Providência, durante solenidade em comemoração aos 280 anos da cidade de Natividade. O ato solene aconteceu na noite de sábado, dia 31, na Av. 03, no centro da cidade e contou com a presença do deputado Ricardo Aires (PSB), que recebeu a medalha em nome do governador do Tocantins, Sandoval Cardoso (SD). Também foram agraciados com a mesma medalha o senador Vicentinho Alves (SD) e a jornalista Roberta Tum.

“Em primeiro lugar quero parabenizar ao povo de natividade em nome do seu prefeito Tiquinho por essa bela festa. Sinto-me muito honrado em receber essa homenagem especialmente por Natividade ser uma cidade histórica, berço da cultura e tradições do nosso Estado”. Disse Damaso. Ele acrescentou ainda que a Natividade é muito importante para a identidade cultural do Estado e, por isso, o Poder Legislativo estará sempre de portas abertas para apoiar iniciativas que visam manter preservado o acervo histórico e cultural da cidade.

Ainda na solenidade foram homenageadas personalidades, locais que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, com a entrega de troféus. Também foram entregues prêmios para estudantes da rede municipal de ensino, vencedores dos concursos de poesia e fotografia sobre os aspectos culturais, históricos e belezas naturais do município. O encerramento da programação da noite de sábado contou com o show musical da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo.

Natividade

A cidade de Natividade fica no Sudeste do Estado, a 229 KM da capital Palmas. O centro histórico ainda guarda as marcas do período da escravidão, quando chegou a ter mais de 40 mil homens em cativeiro, trabalhando na exploração do ouro.

A cidade conserva ruas estreitas e antigos casarões, com arquitetura de influência portuguesa e francesa. Em 1987, seu centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Entre as principais atrações arquitetônicas, culturais e religiosas destacam-se:  as Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do século XVIII, construída pelos escravos, que não chegou a ser concluída; a Romaria do Bonfim, a maior e a mais tradicional festa religiosa do Estado do Tocantins e a tradicional Festa do Divino. (Penaforte Diaz).