Mais de mil requerimentos são apresentados na 1ª sessão da 6ª legislatura
Quase 1.500 requerimentos foram apresentados pelos parlamentares à Mesa Diretora, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 6. O campeão foi o deputado Cacildo Vasconcelos (PP), com 837 proposituras.
Algumas matérias tiveram a tramitação em regime de urgência, como um requerimento do presidente da Casa a ser encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo providências para cancelar a paralisação das obras da Eclusa do Lajeado, solicitada pelo Ministério dos Transportes. Outra matéria, também em regime de urgência, foi a da deputada Josi Nunes (PMDB) que defende eleição direta para diretores de escolas da rede pública estadual.
Durante os discursos, os deputados fizeram referências aos últimos acontecimentos, envolvendo a eleição da atual Mesa Diretora. A tônica foi de conciliação em nome da boa condução da Casa e do fortalecimento da democracia. No entanto, o deputado Raimundo Moreira (PFL) salientou que o bloco oposicionista vai fazer uma oposição cautelosa, firme e responsável. Estaremos de acordo com aquilo que for de interesse do povo tocantinense, afirmou.
Já o presidente da Casa, deputado Carlos Gaguim (PMDB), declarou que espera contar com o apoio de todos os deputados e que vai conduzir os trabalhos dentro da ética e honrando seu compromisso com o povo tocantinense. Sobre o apoio ao governo do Estado, ele afirmou que sempre foi e vai continuar sendo um deputado aliado do governador Marcelo Miranda. Quem me conhece sabe que fui um dos primeiros a apoiar o governador, finalizou.
Sessão Extraordinária
No final da sessão ordinária, o presidente da Casa convocou uma sessão extraordinária para apreciar a Ata que nomeou os deputados eleitos para a Mesa Diretora.