CPI da Foz-Saneatins solicita auxílio das polícias federal e civil

Por Glauber Barros- AL
17/06/2014 10h27 - Publicado há 10 anos
Deputado Dertins quer auxílio das policias na convocação de diretores da empresa
Deputado Dertins quer auxílio das policias na convocação de diretores da empresa
Benhur de Souza / HD

Em resposta à ausência dos dirigentes convocados para prestar esclarecimentos à CPI da Foz-Saneatins, os deputados-membros aprovaram, na tarde desta quarta-feira, dia 11, um pedido para que as polícias federal e  civil auxiliem os parlamentares a dar ciência das convocações ao presidente da empresa investigada, Mário Amaro da Silva, e aos diretores presidente e vice-presidente da Emsa, Anníbal Crossara Júnior e José Crossara. Também foi aprovada a nova data para os depoimentos: 24 de junho, a partir das 14h.

Nas deliberações, o deputado Carlão da Saneatins (PSDB) informou que esteve com o presidente da concessionária na noite da última segunda-feira. Segundo o parlamentar, Mário da Silva disse estar ciente dos trabalhos da CPI, mas não ter sido convocado pessoalmente.

Para o secretário da CPI, Aroldo Rastoldo, a negativa do presidente da Saneatins é mais uma manobra para tumultuar a investigação. Rastoldo afirmou que todas as informações da comissão são repassadas diretamente para o presidente por funcionários da empresa presentes nas reuniões.

O secretário também relatou que, por diversas vezes, assessores da CPI estiveram na Saneatins, sem jamais serem recebidos pelo presidente da empresa. Àqueles restou registrar a convocação no protocolo da Saneatins.

O deputado José Bonifácio (PR) sugeriu que a Assembleia aprove uma Proposta de Emenda Constituicional (PEC) que limite a tarifa do esgoto, em resposta à concessionária. “Esta iniciativa não depende da presença ou não de um convocado. Só depende dos deputados”, disse Bonifácio. (Glauber Barros)