Presidente do Parlamento participa de inauguração da Casa “Meninos dos Olhos de Deus”
Para o coordenador da ASA- Associação Social Ágape, Gean Carlos de Souza, que desenvolve o projeto em Paraíso, o objetivo é resgatar a dignidade de crianças e adolescentes exploradas sexualmente abrindo casas de acolhimento e fazendo trabalhos de prevenção. “Já é a segunda casa que abrimos em Paraíso, sendo que a casa de acolhimento de meninas realiza esse trabalho há três anos e tem sido fundamental no amparo dessas 13 crianças que aguardam um encaminhamento da Justiça para adoção. Ele também destacou a ajuda parlamentar por meio de emendas e o apoio do deputado José Geraldo (PTB) que destinou verbas à Casa das meninas dos Olhos de Deus.
Já a casa de abrigo dos meninos inicia com o acolhimento de cinco crianças, com capacidade para abrigar 15. Neste projeto as crianças são amparadas por um casal que se tornam pais sociais dos menores e prestam toda a assistência de uma família. Com o apoio de membros da igreja as crianças também recebem atendimento psicológico, espiritual e social. No Tocantins apenas as cidades de Araguaína, Palmas e Paraíso contam com as casas de abrigo, um total de 19 no Brasil, em 13 estados, atendendo 205 menores.
Para o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB) a iniciativa é de fundamental importância para a comunidade que pode contar com o trabalho social prestado com amor por seus membros, uma parceria especial para o município que tem o abrigo para encaminhar os casos que envolvem violência contra o menor. Avelino também enfatizou que esse problema social vivido por crianças principalmente no ambiente doméstico só vai ser combatido com a ajuda de toda a sociedade. “Precisamos nos unir para que essas casas continuem prestando esse serviço e lutar para abrir outras semelhantes para que todas as crianças em situação de risco tenham a devida atenção”, frisou o prefeito.
Já Osires Damaso falou da satisfação em ver no município o desenvolvimento de um trabalho solidário tão grandioso. “Paraíso sai na frente com a abertura dessa segunda casa. A comunidade está de parabéns pela iniciativa, pelo empenho e pode contar com o meu apoio parlamentar para que o projeto continue sendo realizado com sucesso”, destacou o deputado. Ele comentou que o assunto já é de conhecimento do governador Sandoval Cardoso, que para atender a solicitação do prefeito pediu para que Damaso buscasse junto com a Secretaria de Trabalho e Ação Social uma forma legal de ajudar na manutenção da Casa. ( Maisa Medeiros)