Governador apresenta balanço à Assembléia
Os trabalhos parlamentares da 6a Legislatura tiveram início na manhã desta terça-feira, dia 6, em sessão ordinária, com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB). Acompanhado de vários secretários, o governador encaminhou ao presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), a mensagem das ações de governo constantes do Plano Plurianual 2004-2007, para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. O balanço apresentado destaca ações e obras nas áreas de infra-estrutura, educação, saúde, economia e agricultura.
O governador começa sua exposição, destacando a contratação de 6.391 servidores, aprovados em concurso público, as melhorias salariais, a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios dos Servidores Públicos, a implantação do Plano de Saúde Plansaúde -, os projetos de habitação, o investimento em educação na ordem de 117 milhões de reais para o Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada e mais de quatro milhões para a construção e reforma de escolas.
O documento aponta também programas de apoio à juventude, como o Crédito Educativo Educar -, a geração de 140 mil empregos no setor agropecuário, a redução de impostos para a pecuária, o aumento nas exportações de grãos e a implantação do Programa Nacional de Biodiesel. Outro destaque pontuado pelo governador foram os investimentos em infra-estrutura, com a construção de pontes, beneficiando mais de 108 municípios, e a pavimentação de 1.500km de estradas asfaltadas, atendendo a 52 municípios.
A implantação de projetos hidroagrícolas, como o Manuel Alves, a construção do Hospital Geral de Palmas, a realização de eventos culturais como a Fecoarte, a criação da Agência de Turismo ADTUR -, a ampliação do efetivo da Polícia Militar e a criação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins foram outras obras citadas pela mensagem. Segundo o documento, haverá também a instalação de usinas de açúcar e álcool combustível, de esmagamento e beneficiamento de soja e de refino de óleo. O governador Marcelo Miranda finaliza sua explanação, salientando que está previsto para o Estado um crescimento de 4% para o ano de 2007.