Carlos Henrique Gaguim é o novo presidente da AL

Por Diretoria de Área de Comunicação Social da AL/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Gaguim comemora vitória
O deputado Carlos Gaguim (PMDB) foi eleito presidente da Assembléia Legislativa, após uma disputa equilibrada com o candidato César Halum (PFL), então presidente da Casa. Ambos receberam, nos dois turnos de votação, 12 votos dos 24 deputados. O desempate obedeceu ao critério de maior número de mandatos, conquistados como deputado, que deu vitória a Gaguim, detentor de três mandatos consecutivos, contra dois de César Halum. Como não houve consenso na formação de chapa, os cargos foram disputados separadamente. A sessão extraordinária para a eleição dos cargos da Mesa Diretora, apesar de ter sido convocada para as 14h, foi iniciada pouco antes das 18h, quando foram apresentados os nomes dos candidatos. Os trabalhos começaram com a votação para presidente, seguidos pela escolha dos demais cargos da Mesa Diretora. O empate também aconteceu para os cargos de primeiro-secretário, terceiro-secretário e quarto-secretário. Iderval Silva (PMDB) foi eleito por ter exercido maior número de mandatos do que a deputada Solange Duailibe (PT) e Manoel Queiroz (PT) e Stalin Bucar (PSDB), por serem mais velhos do que Sandoval Cardoso (PMDB) e Amélio Caíres (PL). Os critérios de desempate são determinados pelo Regimento Interno da Casa que, em seu artigo 13, inciso XII, rege que, em caso de empate, após realizado o segundo escrutínio, será considerado eleito o candidato mais idoso, dentre os de maior número de legislaturas e, na persistência do empate, o mais idoso. Assim que anunciou Carlos Henrique Gaguim como o novo presidente, o deputado César Halum declarou que se sentia à vontade por o Parlamento Tocantinense ter realizado um pleito “limpo, democrático e respeitoso. Este processo nos orgulha por termos contribuído para a consolidação da democracia no nosso Estado”, afirmou. Logo depois do encerramento da eleição de todos os cargos, às 22h30, César Halum deu posse ao novo presidente Carlos Henrique Gaguim que, em seguida, empossou os demais membros da nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos da Casa no biênio 2007/2008. Carlos Gaguim assumiu dizendo que quer “contar com o apoio dos 24 deputados e que terá uma postura de moderador para conduzir os trabalhos com determinação e compromisso com o povo tocantinense”. Mesa Diretora - A composição da nova Mesa Diretora da Assembléia, eleita nesta quinta-feira, é composta pelos seguintes deputados: Carlos Henrique Gaguim - presidente Fabion Gomes - primeiro-vice-presidente Luana Ribeiro - segunda-vice-presidenta Iderval Silva - primeiro-secretário José Geraldo - segundo-secretário Manoel Queiroz - terceiro-secretário Stalin Bucar - quarto-secretário Presidente - Carlos Henrique Gaguim, 45 anos, foi reeleito para seu terceiro mandato, com 11.607 votos. Nascido em Ceres (GO), Gaguim é administrador de empresas e pós-graduado pela Escola Superior de Guerra e pela UFT. Em 1986, candidatou-se a uma vaga no Parlamento Estadual de Goiás, ficando na suplência. Em 1988, veio para o Tocantins, período em que residiu no município de Miracema. Em seguida, mudou-se para Palmas, sendo um dos primeiros moradores da cidade, onde fundou e foi o primeiro presidente municipal do PTB. Elegeu-se vereador em 1992 e foi reeleito em 1996. Em 1998, candidatou-se a deputado estadual, conquistando a maior votação de sua sigla. Em 2002, foi reeleito e assumiu a segunda vice-presidência do Legislativo. Sua atuação como parlamentar se destaca pela participação na industrialização do Estado, além da luta pelo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da Saúde, Educação e do Fisco. Casado com Rosane Rodrigues Pereira Amorim, é pai de Gabriela, Rafaela, Bruno e Tereza Cristina.