CPI do Igeprev apresenta requerimentos convocando ex-presidentes do órgão
Foram apresentados cinco requerimentos durante sessão ordinária da CPI do Igeprev realizada na manhã desta terça-feira, dia 16, que convocam três ex-presidentes do instituto previdenciário do Estado. Assinadas por todos os membros da comissão, as matérias convocam os ex-gestores Rogério Vilas Boas, Joel Milhomem e Ângela Marques Batista.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins, Cleiton Lima Pinheiro, e o secretário de Administração, Lúcio Mascarenhas, também são alvo das convocações. As matérias só terão efeito de fato a partir da próxima sessão, quando o mérito dos requerimentos for aprovado.
Proposto pelo deputado Sargento Aragão (PROS), outro requerimento com urgência aprovada solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF) informações sobre o inquérito que tramita em segredo de justiça referente ao possível envolvimento de autoridades do Tocantins com o doleiro Fayed Traboulsi.
Fayed foi preso na Operação Miqueias, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado, sob a suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos de fundos de pensão que teria movimentado R$ 300 milhões em um ano e meio. Para ter validade, o requerimento terá também de ser aprovado pela CPI na próxima sessão do dia 23 de setembro. (Elpídio Lopes)