Deputados eleitos tomam posse nesta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, acontece, no plenário da Assembléia Legislativa, a partir das 9h, a sessão especial de posse dos 24 deputados eleitos para a 6a Legislatura que vai de 2007 a 2011. O evento será transmitido ao vivo através da Rede Sat de Televisão. Ainda no mesmo dia, será eleita a Mesa Diretora da Casa, quando será escolhido, por voto secreto, o novo presidente do Parlamento Tocantinense e os demais integrantes da Mesa, em sessão extraordinária.
De acordo com o Regimento Interno da Assembléia, a sessão será comandada pelo atual presidente da Casa, deputado César Halum (PFL), que convocará dois deputados para assumirem, respectivamente, a 1a e 2a secretarias. Em seguida, o presidente nomeia uma comissão de deputados para conduzir o governador e o vice-governador ao plenário.
Após a leitura dos nomes dos deputados eleitos e diplomados e da leitura do compromisso solene, o próximo procedimento será a chamada nominal dos deputados, para ratificarem, na tribuna, o compromisso de posse. Depois de declarados empossados, os deputados vão receber o termo de posse e a carteira de identidade parlamentar.
Em seguida, os deputados farão uso da palavra. O primeiro a usar a tribuna será um deputado representante da oposição e depois será a vez de um da situação. Por último, será realizado o pronunciamento do presidente da Assembléia que encerra a sessão e convoca Sessão Extraordinária para a eleição da Mesa Diretora.
Eleição
O roteiro da Sessão Extraordinária começa com a convocação do 1o e 2o secretários e com a leitura do texto bíblico. Em seguida, o presidente informa a composição das chapas ou das candidaturas avulsas, devidamente registradas. Na seqüência, dois deputados são designados para fazer a fiscalização do pleito e mais dois para atuar como escrutinadores.
Após os procedimentos formais, tem início a votação, através da chamada nominal de cada parlamentar e, em seguida, a contagem dos votos. O resultado apresentará a composição da nova Mesa Diretora da Assembléia que será empossada, logo após o novo presidente assumir o cargo. A sessão será encerrada com um pronunciamento do presidente eleito.