Marcelo Miranda é declarado empossado para seu terceiro mandato como governador

Por Elpídio Lopes/AL
16/01/2015 09h02 - Publicado há 9 anos
Marcelo Miranda novo governador do Tocantins
Benhur Sousa / HD
Após ser eleito em 5 de outubro com 51,30% dos votos válidos e ser diplomado pela Justiça Eleitoral em 19 de dezembro, Marcelo Miranda (PMDB) acaba de ser empossado pela Assembleia Legislativa para assumir seu terceiro mandato como governador. A sessão solene de posse acontece desde as 9 horas no plenário do legislativo estadual e conta com a presença de diversas autoridades e de cerca de três mil pessoas nas dependências e imediações da Casa.

Há pouco o presidente do Parlamento, deputado Osires Damaso (DEM), fez compor a mesa de honra, momento em que a banda da Polícia Militar executou o hino nacional. O governador eleito foi depois recebido por uma comissão de deputados que o conduziu até a mesa. Em seguida, o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado José Geraldo (PTB), leu o Compromisso Constitucional de Posse do cargo de governador e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV), os quais foram declarados empossados pelo presidente da Mesa.

Na sequência, dois deputados, sendo um da base de apoio ao Governo e outro da bancada de oposição, fizeram saudações aos empossados. Logo após, Marcelo Miranda fez seu primeiro pronunciamento como novo governador. Assim que terminar a solenidade, o novo gestor segue ao Palácio Araguaia para a transição de cargo e a troca de faixa do chefe do Executivo. O pronunciamento ao público de Marcelo será proferido após a transmissão de cargo no Palácio Araguaia pelo ex-governador Sandoval Cardoso (Solidariedade).

Compõem também a mesa o arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, o procurador-geral do Estado, Clenan Renout, os deputados federais Osvaldo Reis (PMDB) e Dorinha Seabra (DEM), a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, e o deputado estadual Marcello Lelis (PV). A posse está sendo transmitida pela TV Assembleia, pela RedeSat e pelo site da Assembleia Legislativa (www.al.to.leg.br). (Elpídio Lopes)