Programa em prol do esporte para deficientes pode ser criado no Estado
Em uma de suas primeiras iniciativas como representante da população na Assembleia Legislativa, o deputado Mauro Carlesse (PTB) apresentou projeto que autoriza o Governo a criar o programa “Paraesporte Tocantinense”. A matéria com esse cunho foi encaminhada pela Mesa Diretora à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na manhã desta quinta-feira, dia 5.
Para o autor da propositura, o objetivo é que a Secretaria de Esportes patrocine financeiramente atletas carentes portadores de deficiências, reconhecidamente amadores. No entanto, o patrocínio se destina ao desportista que não possua nenhum tipo de apoio e que não tenha renda familiar mensal superior a três salários mínimos.
Segundo o texto, terão direito ao benefício os atletas que comprovarem residência no Estado de no mínimo três anos e que tenham se destacado em modalidades esportivas individuais ou coletivas, em torneios oficiais do calendário de eventos do Governo do Estado. Caso o projeto seja aprovado, os beneficiários receberão dois salários mínimos por no máximo cinco anos, ou até o atleta se tornar profissional ou conseguir outro tipo de financiamento.
“A prática de atividade física por portadores de deficiência, sendo ela visual, auditiva, mental ou física, pode proporcionar ao atleta a oportunidade de testar limites, potencialidades, prevenir enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo”, justificou Carlesse.
O parlamentar lembrou que o portador de necessidades especiais demonstra o seu brilhante desempenho, derrubando recordes e vencendo verdadeiras batalhas a cada evento esportivo. (Elpídio Lopes)