Campanha da Fraternidade é apresentada na Assembleia Legislativa

04/03/2015 18h43 - Publicado há 9 anos
Campanha da Fraternidade é lançada em sessão especial na AL
Ises de Oliveira / HD

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira, dia 4, uma sessão especial para apresentar a Campanha da Fraternidade de 2015, uma iniciativa da igreja católica. A sessão ordinária foi transformada em especial para que o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, pudesse fazer sua exposição. O evento contou com a presença do monsenhor Rui Cavalcante Barboza, de padres e diáconos da região que vieram acompanhar a apresentação da proposta, lançada na capital no último dia 20.

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”, a campanha da fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana durante o período da Quaresma, compreendido entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de ramos. Seu objetivo é aprofundar o diálogo e a colaboração entre igreja e sociedade, além de despertar a solidariedade dos fiéis em relação aos problemas concretos que envolvem a sociedade brasileira, buscando possibilidades de solução.

Para Dom Pedro Brito, a imagem do papa Francisco na cerimônia do “lava-pés” retratada no cartaz da campanha é um ícone do serviço narrado no Evangelho de São João, quando Jesus define sua missão entre os homens: “Eu vim para servir, não para ser servido”. O arcebispo destacou que toda a comunidade é convidada a seguir esse exemplo e servir ao próximo com alegria.

Os parlamentares Eduardo Siqueira Campos (PTB), Valderez Castelo Branco (PP), Luana Ribeiro (PR), Amália Santana (PT), Elenil da Penha (PMDB) e Paulo Mourão (PT) destacaram a importância do tema para a sociedade e agradeceram ao arcebispo de Palmas a oportunidade de reflexão.

O presidente Osires Damaso (DEM), por sua vez, ressaltou a relevância da campanha e de como a igreja desempenha um papel importante no combate às mazelas e aos conflitos sociais. “Para ter condições de enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, sempre peço sabedoria, humildade e discernimento em minhas orações. Acredito que todo homem público ou gestor deveria ir a uma cerimônia religiosa pelo menos uma vez na semana, a fim de buscar esse tipo de apoio espiritual, de ser justo e sábio em sua conduta e decisões pelo bem do povo”, enfatizou Damaso. (Maisa Medeiros)