Assembleia Legislativa rende homenagens ao Dia da Mulher

11/03/2015 15h21 - Publicado há 9 anos
Deputada Luana preside sessão especial no Dia Internacional da Mulher
Ises Oliveira / HD

Em sessão solene realizada nesta terça-feira, dia 10, a Assembleia Legislativa homenageou a mulher tocantinense pela passagem de sua data, comemorada no dia 8 de março. Presidida pela deputada Luana Ribeiro (PR), a sessão foi secretariada pelas parlamentares Amália Santana (PT) e Valderez Castelo Branco (PP). Representando o governador Marcelo Miranda (PMDB), a secretária estadual de Defesa Social, Gleide Braga, também compareceu ao evento.

Na ocasião, o Parlamento entregou a Comenda Guilhermina Ribeiro da Silva (“Dona Miúda”) a quatro homenageadas. Isadora Pereira Ribeiro, membro da Pastoral da Criança de Paraíso do Tocantins, recebeu o título devido ao trabalho de destaque. Ela foi indicada ao título pelo presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM).

A deputada Luana Ribeiro indicou para o título a ex-vereadora de Araguaína, Terezinha Gomes da Silva, popular “Terezona”, que iniciou carreira política naquela cidade em 1996. Amália Santana apresentou a líder e militante das lutas sociais Veneranda de Oliveira Elias, que recebeu a comenda em função do trabalho social desenvolvido em Palmas.

A médica e professora Maria Lúcia Carneiro Barbosa foi homenageada mediante apresentação da deputada Valderez Castelo Branco. Além de ser destaque na área médica e na educação, Maria Lúcia fez jus à homenagem por seu trabalho em prol das crianças de Araguaína.

Dia Internacional da Mulher

O “Dia Internacional da Mulher” também é comemorado na Assembleia Legislativa. Solicitada pela então deputada Dolores Nunes, através de projeto de resolução aprovado e sancionado em 20 de novembro de 1991, a homenagem acontece anualmente por meio de sessão solene.

Assim, todos os anos, é realizada uma sessão solene que ocorre na data de 8 de março, ou na primeira sessão subsequente, se ela recair no sábado, domingo ou feriado. Segundo o projeto, são homenageadas as mulheres tocantinenses que tenham se destacado na sociedade por meio de trabalhos e ações sociais e que tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado.

Conforme a resolução, a indicação das homenageadas e a programação são feitas sob a sugestão da presidência da Casa de Leis e de líderes partidários. (Elpídio Lopes)