Zé Roberto elogia fim de coligações para eleger deputados e vereadores

Por Elpídio Lopes-AL
17/03/2015 11h47 - Publicado há 9 anos
Deputado sugere retenção de armas nas dependências da AL
Ises Oliveira / HD

Em discurso realizado na sessão desta quinta-feira, dia 12, o deputado Zé Roberto (PT) saudou a aprovação do fim das coligações proporcionais para eleger vereadores, deputados estaduais e federais. Denominada de Projeto de Emenda Constitucional (PEC 40), a proposta foi aprovada em primeiro turno por 64 senadores na terça-feira, dia 10 de março.

A PEC 40 faz parte da reforma política e deverá ser votada em segundo turno na próxima semana. Para o deputado, a decisão fará com que cada partido se organize para ter suas chapas proporcionais individuais a partir de 2016.

Na prática, ela estabelece que os partidos só podem se coligar para a disputa de cargos do Executivo federal, estadual e municipal e para o Senado. Ficam proibidas assim as coligações para a disputa à Câmara Federal, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores municipais.

Zé Roberto também defendeu o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais. “O financiamento de campanhas praticado por empresas não deve existir. Esse patrocínio dá margem à corrupção e faz com que os políticos se transformem, quase que exclusivamente, em defensores de interesses particulares”, criticou o parlamentar.

A tese de que o parlamento deve impedir a entrada de particulares armados em suas dependências, com vistas a evitar incidentes, foi destacada por Zé Roberto. Para ele, nem mesmo policiais portando armas deveriam permanecer na Casa de Leis. A proposta foi criticada pelo deputado Amélio Cayres (Solidariedade). “A casa do povo não pode constranger nossos visitantes, impedir que as pessoas a visitem de forma livre. Como podemos exigir que um policial entregue sua arma para alguém cuidar na portaria?”, questionou. (Elpídio Lopes)