Emoção marca despedida de deputados na Assembléia

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia / TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Laurez Moreira emocionado
Um clima de despedidas, homenagens e discursos emocionados marcaram a penúltima sessão ordinária deste ano, realizada na manhã de hoje, dia 28. O motivo é que dez dos 24 deputados atuais vão deixar a Assembléia na próxima legislatura, que inicia em 1° de fevereiro de 2007. Entre os parlamentares mais emocionados estava o deputado Laurez Moreira (PFL), que será integrante da Câmara dos Deputados. No breve relato de sua passagem pela Casa, Laurez lembrou de sua luta e fez uma homenagem aos seus pais, ressaltando o exemplo de vida deixado para toda a família e à sociedade. Os demais legisladores que vão deixar o Parlamento também fizeram seus pronunciamentos de despedida. O deputado José Santana (PT) iniciou a lista e ressaltou que foi o primeiro parlamentar tocantinense eleito pelo PT, lembrou o papel fiscalizador do Legislativo e finalizou com um relato de suas principais realizações na Assembléia. Em seguida, o deputado José Augusto (PMDB), disse que está encerrando um ciclo de 12 anos de trabalho em prol do Tocantins e frisou as conquistas do Estado. Também ocupou a tribuna o deputado Palmeri Bezerra (PMDB). Ele agradeceu aos eleitores por dois mandatos consecutivos conquistados e destacou a experiência adquirida no Parlamento, "foi um aprendizado para a vida", afirmou Palmeri. Já o deputado Sargento Aragão (PPS) disse que lamenta deixar a Assembléia, pois a classe militar deixou de ter um representante. Ele fez ainda uma breve explanação de suas ações como parlamentar em prol de vários seguimentos da sociedade. Emocionado, o deputado Paulo Sidney (PPS), que se elegeu como vice-governador, disse que participa do Tocantins desde o primeiro momento da sua criação. Lembrou que o Parlamento Tocantinense deve ser respeitado, "porque todos que estão aqui chegaram pela decisão soberana do povo". Outro representante do Estado que também vai para o Congresso Nacional é deputado João Oliveira (PFL) que se despediu da Casa prometendo lutar em Brasília pelo Tocantins e oferecendo o apoio do seu gabinete aos colegas parlamentares. O último a se pronunciar foi o deputado Vicentinho Alves (PSDB), eleito deputado federal, que relatou alguns feitos em sua carreira política e como presidente da Assembléia. Ao final da sessão, entre abraços e declarações de apoio, os demais deputados reeleitos, sob a presidência do deputado César Halum (PFL), fizeram discursos em homenagens aos colegas que deixam a Casa, lembrando da importância da atuação política de todos no legislativo e suas contribuições para o desenvolvimento para Estado do Tocantins. Ordem do dia Na sessão ordinária da manhã de hoje foram aprovados três requerimentos. A primeira matéria é do deputado César Halum (PFL) e solicita a realização de parceria com os Cartórios de Registro Civil para a instalação de unidades cartorárias nas principais maternidades do Estado, com a finalidade de registrar os bebês nas próprias maternidades onde eles nascem. Já o deputado Iderval Silva (PMDB) pediu a doação de sementes agrícolas para os pequenos produtores de subsistência nos Projetos de Assentamento localizados no Estado e, o deputado João Oliveira (PFL) foi o autor do requerimento aprovado que pediu a construção de uma ponte sobre o Córrego Cipó, em Presidente Kennedy.