Vice-presidente da AL participa de Audiência Pública para discutir BRT

31/03/2015 16h23 - Publicado há 9 anos
Deputada Luana Ribeiro representa Parlamento tocantinense em evento do BRT
Isis Oliveira / HD

A deputada estadual Luana Ribeiro (PR), vice-presidente da Assembleia Legislativa, representou a Casa na audiência pública para discutir o projeto do Transporte BRT (Bus Rapid Transit – veículo leve sobre pneus). Organizado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transportes, o evento ocorreu na noite dessa sexta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Palmas.

Luana Ribeiro avaliou o projeto como uma necessidade da capital e um sonho antigo dos palmenses. “Fico feliz em participar de mais uma etapa do BRT. Meu pai, o senador João Ribeiro (in memoriam), que foi peça fundamental nesse projeto, chegou a debatê-lo no Congresso e conseguiu alocar recursos. Além disso, acredito que a mobilidade urbana seja importante ao desenvolvimento da cidade”, destacou.

Para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), o BRT virá para integrar Palmas e gerar oportunidades. “É mais do que um sonho, pois teremos também um impacto econômico e de crescimento, que possibilitará unir a cidade de norte a sul”, disse. Segundo o gestor, a parte de infraestrutura será iniciada em breve.

Diversas autoridades compuseram a mesa de honra, entre elas o presidente da Câmara, vereador Rogério Freitas (PMDB), o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP), Luiz Masaru Hayakawa, e o procurador-geral do município, Públio Borges.

Licitação

O foco da audiência pública foi basicamente o edital de licitação do BRT. Já adotado em outros projetos, a exemplo das Olimpíadas, será no Regime Diferenciado de Contratação (RDC). A contrapartida da prefeitura na obra é de R$ 8 milhões.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o projeto divide-se em duas partes – Palmas Centro e Palmas Sul – e consiste na implantação de uma sistemática de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente. Circulará em faixa exclusiva e segregada, por estações localizadas nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.

Edital

O edital, que será lançado em breve, contempla o BRT Palmas Sul, composto por regularização ambiental, implantação de 18 estações de passagem, um Terminal Urbano em Taquaralto e um Terminal Metropolitano entre as avenidas LO-27 e NS-10, próximas da rodoviária. Com extensão total de 15,45 km, serão executados ainda 2,7 km de abertura de via com faixa exclusiva na avenida NS-10, ligando o Terminal Metropolitano ao corredor BRT. (Assessoria da deputada- Jornalista Glês Nascimento)