Damaso diz que o momento é oportuno ao agronegócio

Por Penaforte Dias -AL
07/04/2015 11h50 - Publicado há 9 anos
Presidente da AL destaca o potencial do Tocantins para o agronegócio
Presidente da AL destaca o potencial do Tocantins para o agronegócio
Clayton Cristus / HD

Os avanços tecnológicos como agentes de desenvolvimento na produção de grãos serão um dos temas da 15ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), marcada para o período de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Realizada na manhã desta terça-feira, dia 31, no auditório do Palácio Araguaia, a solenidade de lançamento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM). Em pronunciamento, o parlamentar disse que “o momento é oportuno para a discussão sobre a cadeia produtiva de grãos, pois o mundo está voltado para o enorme potencial agrícola e pecuário do Brasil e, consequentemente, do Tocantins”, afirmou.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agrotins é considerada a maior feira do setor na Região Amazônica e a 8ª maior de agronegócio do país. O Estado tem 1,16 milhão de área cultivada (cerca de 50% de seu território), o que faz do Tocantins o Estado com maior área plantada da Região Norte. É também líder da região em termos de produção, com 3,74 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015. Destacam-se a cultura da soja, do arroz e do milho.

Participaram da solenidade os parlamentares Olyntho Neto (PSDB), Valderez Castelo Branco (PP), Nilton Franco (PMDB), Mauro Carlesse (PTB), Toinho Andrade (PSD) e Rocha Miranda (PMDB). O evento contou também com as presenças do governador Marcelo Miranda (PMDB) e do secretário da Seagro, Clemente Barros, entre outras autoridades.

O evento é organizado pelo Governo do Estado por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), em parceria com empresas, instituições de pesquisas e educacionais. (Penaforte Diaz)