Saúde e desenvolvimento sustentável serão temas de audiências públicas

Por Penaforte Dias -AL
09/04/2015 18h53 - Publicado há 9 anos
Deputados querem discutir atendimento da saúde em Audiência Pública
Deputados querem discutir atendimento da saúde em Audiência Pública
Ises Oliveira / HD

Os parlamentares aprovaram na sessão desta quinta-feira, dia 9, dois pedidos de urgência para a realização de audiências públicas sobre o quadro da saúde e o desenvolvimento sustentável no Estado do Tocantins. As iniciativas são de autoria dos deputados Paulo Mourão (PT) e Ricardo Ayres (PSB), respectivamente.

A proposta de Mourão pretende discutir e apresentar soluções para melhorar o atendimento e acelerar a realização de cirurgias no Hospital Geral de Palmas. Para isso, ele espera contar com a participação do secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, e de representantes de instituições como Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Contas (TCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público Estadual.

Segundo o parlamentar, o Governo tem buscado suprir a carência de médicos e dinamizar o atendimento, mas é preciso aprofundar a discussão com todos os setores envolvidos no processo. “O fato é que a população tocantinense não pode ser refém do acaso. Torna-se urgente a discussão pautada no humanismo e no interesse público”, afirmou Mourão.

A outra audiência prevista discutirá o Projeto de Desenvolvimento dos Territórios da Cidadania e Rurais do Estado do Tocantins (APA do Cantão, Bico do Papagaio, sudeste, nordeste, Médio Araguaia, Jalapão e sul).

Sua pauta é a implantação de um conjunto de ações elaboradas entre governo e sociedade civil para a promoção do desenvolvimento das populações, em especial dos autores ligados à agricultura familiar e às micro e pequenas empresas. “Portanto, é fundamental que as soluções sejam construídas entre a sociedade civil, as prefeituras e os governos estadual e federal”, afirma Ayres.

O plenário aprovou também uma terceira urgência, de autoria do deputado Elenil da Penha (PMDB). Ele solicita a recolocação de bueiro na TO-222, no perímetro urbano da cidade de Araguaína. “Trata-se de um importante elo aos municípios, e a população rural precisa ter acesso a serviços básicos como educação, saúde e lazer através daquela rodovia”, afirma Elenil. (Penaforte Diaz)