Aprovada sessão solene em homenagem a Araguaína

Por Maisa Medeiros-AL
16/04/2015 12h18 - Publicado há 9 anos
Deputada Valderez Castelo Branco solicita sessão solene em homenagem a cidade de Araguaína
Clayton Cristus / HD

Foi aprovada na Ordem do Dia da sessão matutina desta quarta-feira, dia 15, a proposta da deputada Valderez Castelo Branco (PP) que solicita a realização de uma sessão solene especial no dia 14 de novembro de 2015, em homenagem ao aniversário de Araguaína.

Localizada no norte do Tocantins, a 350 km da Capital, Palmas, a cidade possui 167.176 habitantes, a segunda maior população do Estado. De acordo com a deputada, Araguaia é reconhecida como um polo regional pujante, destacando-se nos quesitos comercial, educacional, de saúde e serviços, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região através da agricultura e da pecuária.

Outras matérias que obtiveram aprovação foram apresentadas pela deputada Luana Ribeiro (PR). Elas sugerem convênio com a prefeitura de Palmas para a conclusão da ciclovia da Theotônio Segurado, no trecho que liga ao setor Taquari, e a recuperação da pavimentação da TO-010, no trecho da área indígena Xerente, em Tocantínia, à Vila Mata Verde, município de Pedro Afonso.

De autoria do deputado Wanderlei Barbosa (SD) é a solicitação de audiência pública para tratar de assuntos relativos ao estacionamento rotativo de Palmas e também a normatização da permanência de 30 minutos para a cobrança da taxa alusiva ao estacionamento.

Amélio Cayres (SD), por sua vez, requer a implantação do Samu em Augustinópolis e Araguatins, e Mauro Carlesse (PTB) propõe a implantação de Centros de Referências em Doenças Raras no Tocantins, bem como a recuperação de pavimentação asfáltica da TO-373, no trecho que liga Alvorada a Araguaçu.

O deputado Jorge Frederico (SD) solicita a reativação de posto policial no município de Araguanã, a construção de uma arquibancada no Campo de Futebol Beira Cimba, no setor Cimba de Araguaína, e o deputado Olyntho Neto (PSDB) sugere para a mesma cidade a recuperação da estrada vicinal Água Amarela. Os parlamentares Cleiton Cardoso (PSL), Júnior Evangelista (PRTB), Osires Damaso (DEM), Ricardo Ayres (PSB), Toinho Andrade (PSD) e Vilmar de Oliveira (SD) também obtiveram aprovação de requerimentos. (Maisa Medeiros)