Valderez destaca importância do cuidado com a voz

Por Elpídio Lopes-AL
17/04/2015 11h05 - Publicado há 9 anos
Valderez solicita cuidados especiais com a voz
Clayton Cristus / HD

Neste dia 16 de abril, data em que se comemora o “Dia Mundial da Voz”, a deputada Valderez Castelo Branco (PP) garantiu que “a voz humana é um dos instrumentos mais poderosos e importantes do corpo”. Afirmou que a campanha pioneira no Brasil, que serviu de modelo para outros países, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância e os cuidados com a voz.“A voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento humano. Enriquece a locução oral da mensagem acrescentando à palavra emoção, entoação, expressividade e também a identificação de cada pessoa”, disse.

De acordo com a parlamentar, dados mostram que o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe no mundo, mas, quando descoberto precocemente, o percentual de cura pode chegar a 100%. Ela defendeu cuidados com os profissionais da educação, pois, como dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação demonstram, distúrbios de voz nesse público representam 58% dos problemas de saúde dos professores. Deles, até 10% são frequentemente afastados da sala de aula de forma temporária ou definitiva para tratamento de saúde vocal.

A deputada anunciou a elaboração de um projeto de lei intitulado “Sua Voz – Seu Instrumento de Trabalho”, em que recomenda o tratamento com eficácia da saúde dos profissionais da educação do Tocantins. “Como defende Mara Behlau, conceituada doutora em Comunicação Humana, o objetivo é prevenir a ocorrência de prejuízos à saúde vocal, promover o bem-estar no trabalho e o êxito na nobre função do magistério”, fundamentou. (Elpídio Lopes)