Matopiba deve priorizar pequenos agricultores

Em seu pronunciamento, a ministra anunciou que será criada uma agência de desenvolvimento a fim de promover a capacitação, a inovação, a pesquisa e a assistência técnica na região. Ela anunciou também a construção de uma nova rodovia que liga o sul do Piauí à cidade de Pedro Afonso. “Vamos articular políticas de apoio aos produtores rurais para promover a classe média no campo”, afirmou. Segundo Kátia Abreu, o governo federal pretende fazer a inclusão de 100 mil produtores rurais em todo o Brasil, 12 mil deles da região do Matopiba.
Para Osires Damaso, a nova região produtora de grãos representa uma grande esperança econômica para o Tocantins, especialmente porque tem compromisso com a inclusão dos pequenos produtores rurais. “O potencial agrícola de nosso Estado é imenso. Temos grandes áreas agricultáveis, clima favorável e um povo disposto a trabalhar. E agora, com os incentivos anunciados pela ministra, o Tocantins aumentará mais sua produção de grãos, além de todos os benefícios econômicos e sociais decorrentes”, afirmou.
O decreto que delimitou a região do Matopiba foi assinado na semana passada pela presidente da República, Dilma Rousseff. A área territorial abrange 31 microrregiões e 337 municípios dos quatro Estados que compõem a região, sendo o Tocantins o detentor da maior área. (Penaforte Diaz)