Ricardo Ayres quer equiparação salarial de servidores do Estado

19/05/2015 18h08 - Publicado há 9 anos
Ricardo Ayres em busca de equilíbrio das contas do Estado
Ises Oliveira / HD

O deputado Ricardo Ayres (PSB) foi à tribuna, na manhã desta terça-feira, dia 19, para falar do estudo voltado para a reformulação das carreiras públicas do Estado. Uma comissão especial foi criada com membros de todos os poderes, mediante pedido de Ayres, que também é o coordenador dos trabalhos para a reestruturação.

O parlamentar lembrou da falta de recurso do governo, mas afirmou que o estudo visa encontrar alternativas para as disparidades salariais. “A nossa constatação é a de que o Tocantins sofre pela falta de recursos na área social, de saúde, educação e de investimento, enquanto mais de 52% da arrecadação vai para o pagamento de pessoal”, ressaltou.

A intenção, segundo Ayres, é resolver as disparidades salariais entre os poderes que, de acordo com ele, chegam próximo a 300%. Numa primeira reunião sobre o tema, realizada no último dia 15, ficou acertado que cada Poder vai realizar um levantamento sobre sua política salarial. Depois os deputados darão suas sugestões, com a colaboração dos sindicatos.

Eduardo Siqueira

O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB), também em um pronunciamento, citou uma sindicância realizada no Igeprev, entre os anos 2011 e 2014, na qual seu nome foi mencionado, no período que envolve sua gestão no conselho do instituto.Eduardo alegou que teve atitudes questionadas pelos membros do atual governo, sem nunca ter sido ouvido. “A divulgação de uma sindicância ontem me causou surpresa, pois não fui ouvido, nunca recebi um ofício, nada para apresentar uma versão”, afirmou.

O deputado citou o fato de a presidenta Dilma Rousseff, enquanto presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, ter dirigido a reunião que definiu a compra da refinaria de Pasadena, e ainda ter assinado a ata e homologado a decisão do conselho. Mesmo assim, foi eximida de qualquer culpa pelo Tribunal de Contas da União, por este entender que a decisão foi um ato de gestão da Presidência da Petrobrás.

Eduardo Siqueira utilizou o fato para comparar a atuação do Conselho do Igeprev com as decisões da gestão do órgão sobre as aplicações de seus recursos. Eduardo falou que as atas comprovam que o órgão jamais foi consultado sobre as aplicações.

Wanderlei Barbosa

Também da tribuna, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) protestou contra os valores que o executivo municipal propõe pagar pelas desapropriações para implantar o BRT. Para o parlamentar, a prefeitura não está oferecendo o devido valor. Wanderlei apresentou, na sessão, um requerimento que pede a realização de audiência pública para tratar das questões que envolvem as desapropriações para a obra. (Elpídio Lopes)