Deputados propõem soluções para sistema de segurança em Araguaína

Por Maisa Medeiros/AL
27/05/2015 10h05 - Publicado há 9 anos
Deputados pedem reforço para Araguaína
Koro Rocha / HD

A precariedade na área de Segurança Pública na cidade de Araguaína, constatada por meio do crescimento dos índices de roubo e de homicídio, foi um dos principais assuntos discutidos pelos parlamentares na sessão desta terça-feira, 26. O tema foi amplamente debatido, especialmente pelos parlamentares cuja principal base eleitoral é Araguaína. Foram apresentadas propostas e sugestões com vistas a coibir a onda de violência e a reforçar o sistema de Segurança da cidade.

O deputado Jorge Frederico (SD) foi o primeiro a usar a tribuna para abordar a questão e expor um requerimento de sua autoria que solicita ao Comando da Polícia Militar o reforço nas barreiras de entrada e de saída de Araguaína. O objetivo é inviabilizar a fuga de bandidos.  O parlamentar ressaltou que um dos motivos de sua solicitação é o assassinato de um taxista, ocorrido na última semana.

O crime que chocou a população local é o reflexo da fragilidade da segurança e da lei do desarmamento, afirmou Frederico. Segundo ele, “Os policiais precisam voltar para as ruas de Araguaína para coibir o crime. Os empresários estão deixando de investir no município com medo da violência; não podemos permitir isso, porque se Araguaína parar de crescer economicamente todo o Estado perde”.

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) também comentou sua preocupação com o aumento dos casos de violência e o desarmamento. Ela sugeriu reimplantação de portais de segurança por meio de sistema integrado em pontos estratégicos da cidade, a exemplo do que existia em sua gestão municipal.

Já o deputado Ricardo Ayres (PSB) disse que não concorda que o retorno do armamento e o preparo de cidadãos para o enfrentamento seria a solução para os crimes, mas sim a implantação de um sistema de inteligência e a capacitação dos policiais, assim como a promoção da política de melhoria salarial de agentes de segurança.

Como proposta de enfrentamento do problema, Eduardo Siqueira Campos (PTB) solicitou o retorno do ex- comandante da PM, em Araguaína, Júlio Manoel Silva Neto.  “O comandante Silva Neto era muito querido na cidade e temido pelos bandidos pela sua participação ativa no combate ao crime. Comandante atuante incomoda a bandidagem e ameniza os ataques”, reforçou o parlamentar.

Sobre isso, Elenil da Penha (PMDB) ressaltou que a atuação de um único homem não resolveria o problema da Segurança Pública, mas, sim, uma eficiente estratégia de investimento social para ajudar os jovens a deixarem a delinquência e as drogas.

Elenil da Penha mencionou ainda que os registros de crimes em Araguaína são antigos, como é o caso dos sistemas de pistolagem, assassinato de prefeito e ataques a vereadores. “Todos os gestores que passaram pela prefeitura municipal tentaram resolver o problema discutindo. O atual prefeito fez um concurso para agente de Trânsito e Transporte na tentativa de amenizar esse problema, porque essa situação está neste ponto por falta de agentes de segurança, e, sem eles, de nada adianta modernizar instrumentos e implantar sistemas operacionais”, enfatizou Elenil.

Por sua vez, o deputado Olyntho Neto (PSDB) propôs uma reunião com os parlamentares de Araguaína para tratar do assunto e buscar o entendimento, na tentativa de resolver a questão, já que os números de mortes por assassinato estão crescendo, como os registrados: em apenas 10 dias, 6 casos com 5 mortes.

(Maisa Medeiros)