Orçamento para 2007 é aprovado Assembléia

Deputados aprovam orçamento
Diretoria de Comunicação /
HD
A proposta orçamentária do Governo do Estado do Tocantins para o exercício de 2007 foi aprovada em uma única sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira, dia 14. O total da receita estimada para o próximo exercício é de R$ 3.754.046.196,00 e deve ser redistribuída para a programação e a execução orçamentária e financeira dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
A matéria teve como relator o deputado Laurez Moreira (PFL) e, segundo ele, dá prioridade aos programas que dão sustentação ao crescimento econômico estadual, priorizando o desenvolvimento sustentado da economia tocantinense, assim como os projetos sociais.
As alterações existentes em relação aos anos anteriores se deve à escassez de recursos que sugere diminuição nos gastos de custeio da máquina administrativa.
Dentro da receita prevista, já estão inclusos os dois milhões das emendas parlamentares a que cada deputado tem direito. Durante o período de tramitação da matéria na Casa, ficou estipulado que cada deputado repassaria um milhão de sua verba para a Educação e 300 mil, para a Saúde. A destinação dos 700 mil restantes fica a cargo de cada parlamentar.
Entretanto, eles estabeleceram, através de emendas, que os recursos sejam utilizados na suplementação de ações prioritárias com a finalidade de promover mais desenvolvimento econômico e social, com destaque para a construção de casas populares, desenvolvimento rural integrado, como a construção de pontes e recuperação de estradas, e a execução de projetos de rede de eletrificação e distribuição rural.