Assembleia sedia segunda edição do Parlamento Universitário do Tocantins

Por Elpídio Lopes/AL
02/06/2015 12h00 - Publicado há 9 anos
As atividades prosseguem até amanhã, 29
As atividades prosseguem até amanhã, 29
Clayton Cristus / HD
Com atividades para dois dias, iniciou-se na manhã de quinta-feira, 28, no Plenário desta Casa de Leis, a 2ª edição do Parlamento Universitário do Tocantins. Trata-se de um projeto de extensão do curso de Administração da Universidade Federal (UFT), coordenado pelo professor de Gestão Pública da UFT, Edi Benine, e pelo professor de Direito do IFTO, Guilherme Bizarro. O projeto visa a aproximar os jovens estudantes universitários da vida parlamentar, por intermédio de simulações de atividades em sessões plenárias: elaboração, apreciação e encaminhamentos de projetos de lei.

A primeira atividade do evento foi a posse dada aos jovens deputados, seguida pela eleição da Mesa Diretora e dos membros e presidentes das Comissões. Para o período da tarde, está prevista reunião das comissões e apresentação dos projetos de leis elaborados pelos estudantes.

As atividades prosseguem até amanhã, 29, quando os parlamentares universitários darão continuidade à simulação das atividades legislativas. Em seguida, às 9 horas, participarão de audiência pública que discutirá a redução da maioridade penal. A referida audiência foi solicitada pelo deputado Ricardo Ayres (PSB) e visa elucidar as diversas interprestações referentes à proposta de redução da maioridade penal.

O presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), destacou a parceria da Assembleia no projeto  Parlamento Universitário como forma de estimular a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas pela Casa. “É importante essa experiência que vai marcar a vida de vocês, além de ser um incentivo à participação na vida política”, disse Damaso.

Os deputados Eduardo Siqueira Campos (PTB), Ricardo Ayres (PSB), Luana Ribeiro (PR), Elenil da Penha (PMDB), Eli Borges (Pros) e Valderez Castelo Branco (PP) saudaram os parlamentares universitários, ressaltando a importância do referido projeto para o futuro dos estudantes e também da política. (Elpídio Lopes)