Deputados cobram instalação de nova CPI

Por Maisa Medeiros-AL
03/06/2015 16h48 - Publicado há 9 anos
Wanderlei Barbosa quer transparência nos contratos da Saneatins e Prefeitura de Palmas
Koró Rocha / HD

A instalação de uma nova CPI-Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar o sistema de água e esgoto bem como os contratos com a empresa Odebrecht/ Saneatins com a prefeitura de Palmas para fazer reformas e obras públicas no munícipio foram alvo de discussão na Assembleia Legislativa, durante a sessão matutina desta quarta-feira, 3. O deputado Wanderlei Barbosa (SD) pediu apoio da presidência da Casa para que a CPI seja novamente instalada. Para o parlamentar, a principal motivação para a retomada das investigações é averiguar contratos da empresa de saneamento com a prefeitura de Palmas. Na oportunidade, ele apresentou requerimento em regime de urgência pedindo informações detalhadas sobre os contratos que segundo ele, não condiz com o valor pago pelas obras.

“Solicito aos parlamentares que façamos uma visita ao diretor – presidente da empresa para verificar esses convênios, que na prática não estão sendo executados como deveria. Precisamos analisar essa contratação para que possamos tomar as devidas providências”, destacou Wanderlei.

O deputado Olyntho Neto (PSDB) aproveitou a discussão para solicitar novamente a instalação de uma nova CPI de água e esgoto, cujo requerimento foi apresentado por ele no último dia 27, já que a CPI da Saneatins que abordou o assunto não abrangeu detalhes, como  exemplo, os contratos com as prefeituras tocantinenses, além de ter sido suspensa há quase 30 dias por força de liminar. “Por isso, a necessidade de instalar uma nova CPI para que possamos dar andamento aos trabalhos paralisados”, sugeriu Olyntho.

A nova comissão prevê a investigação dos serviços prestados no Estado pela Odebrech Ambiental / Saneatins, a privatização da empresa, concessão e tarifa tributária aplicada na cobrança de distribuição de água e tratamento de esgoto. (Maisa Medeiros)