Deputados solicitam benfeitorias para cidades tocantinenses

Por Maisa Medeiros-AL e Belmiro Gregório
09/06/2015 16h07 - Publicado há 9 anos
Requerimentos dos deputados solicitam diversos benefícios para os municípios
Clayton Cristus / HD

Foram aprovados na Ordem do Dia desta quarta-feira, 03, vinte e sete requerimentos com solicitações de benfeitorias para diversos municípios tocantinenses. Quatro deles são de autoria do deputado Elenil da Penha (PMDB), por meio dos quais sugere reforma do ginásio poliesportivo existente e a construção de um novo nos mesmos moldes, a aquisição de uma ambulância de UTI móvel para o município de Goiatins, bem como a pavimentação asfáltica do setor Nova Muricilândia, na cidade Muricilândia.

O deputado Júnior Evangelista (PRTB) requereu a recuperação da estrada que liga o município de Tocantínia à BR- 010 e o presidente desta Casa de Leis, deputado Osires Damaso (DEM), sugeriu a perfuração de poços artesianos em assentamentos da cidade de São Sebastião e a construção de matadouro público em Aragominas. Já Ricardo Ayres (PSB) solicitou a abertura de poços artesianos para região Pé da Serra de São Salvador.

De autoria do deputado Jorge Frederico (SD) também foi aprovado o requerimento que solicita ao Comando da Policia Militar barreiras em todas as entradas e saídas de Araguaín. Já o deputado Vilmar de Oliveira (SD) propôs moção de aplauso para os prefeitos de Pium, Araguacema, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Oliveira de Fátima e Monte Santo pela realização da festa das mães nos respectivos municípios.

Já a deputada Luana Ribeiro (PR), requer o envio de expediente ao Governo do Estado, em regime de Urgência, viando estabelecer normas gerais para realização de Concurso Público do Estado do Tocantins. O parlamentar Mauro Carlesse solicita a instalação de bases comunitárias da PM nas proximidades da UFT, IFTO, ITPAC e UNITINS da cidade de Porto Nacional e a reforma da Casa do Estudante da mesma cidade.

Por outro lado, o deputado Rocha Miranda (PMDB) solicita a reforma e ampliação das Escolas Estaduais, localizadas em Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins,Buriti do Tocantins,Carrasco Bonito,Praia Norte,Sampaio,São Miguel do Tocantins,São Sebastião, Esperantina,Sítio Novo do Tocantins e São Bento. Num total de 41 escolas que atendem 17 mil alunos do ensino fundamental e médio.

Foram aprovados ainda, requerimentos do deputado Valdemar Júnio (PSD), solicitando a construção de ponte sobre o Rio Sobrado, entre Aurora  e Taguatinga, pavimentação asfáltica da TO-110 entre Aurora do Tocantins e Distrito de Pouso Alto (GO) e auxílio de informantes para fundamentar ainda mais,  a CPI da Saneatins/Odebrecht Ambiental.

Finalizando, as matérias aprovadas na ordem do dia desta quarta-feira, dia 03, constam os requerimentos do deputado Wanderlei Barbosa(SD), solicitando informações a respeito da quantidade de metros quadrados de gramas plantados no Município de Palmas, nos anos 2013, 2014 e 2015, além de informações detalhadas a respeito dos contratos firmados entre Prefeitura de Palmas e Odebrecht/Saneatins.

Por último, o deputado Zé Roberto (PT), solicita o envio de expediente para o presidente da ATR, para que o mesmo compareça na Assembleia Legislativa, visando prestar esclarecimentos a respeito da fiscalização do consumo de água no Estado do Tocantins.(Maisa Medeiros e Belmiro Gregório)