Unale se torna oportunidade de divulgação do Tocantins

Por Glauber Barros-AL
16/06/2015 12h07 - Publicado há 9 anos
Deputada Luana entrega kit de capim dourado ao chefe da delegação chinesa na UNALE
Deputada Luana entrega kit de capim dourado ao chefe da delegação chinesa na UNALE
Sílvio Santos / HD

Encerrou-se nesta sexta-feira, dia 12, no Centro de Convenções de Vitória, capital do Espírito Santo, a XIX Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e, com ela, a participação dos deputados do Tocantins no evento. A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PR), aproveitou a despedida para divulgar o Estado por meio de presentes de artesanato de capim dourado e paçoca às delegações estrangeiras da China e dos EUA, e ao presidente da Unale, Alexandre Postal.

Os presenteados foram convidados pela deputada a prestigiar os Jogos Mundiais Indígenas, previstos para acontecer em outubro no Estado. No início da tarde, Luana ainda acompanhou a eleição do deputado capixaba Sandro Locutor para a presidência da Unale pelo próximo ano.

A manhã contou com palestras do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e do pianista, maestro e empreendedor social João Carlos Martins, que emocionou a todos com sua história de superação das deficiências neurológicas que lhe dificultam o exercício da profissão.

Mais polêmica, a palestra do ministro Braga foi uma enfática defesa do planejamento energético do governo federal frente às oscilações naturais do clima, como é o caso da crise hídrica que assola algumas regiões do Brasil. Cobrado por um participante da Paraíba em razão das carências de seu Estado, o ministro alegou que o Amazonas, sua terra natal, também sofre com problemas estruturais e reafirmou sua política para o setor.

De acordo com a assessoria da Unale, a Conferência reuniu 1,2 mil participantes entre políticos e assessores técnicos, que também tiveram seus encontros paralelos exclusivos para procuradores, taquígrafos, cerimonialistas, policiais legislativos e auditores, entre outros. Ainda segundo a entidade, este é o maior encontro parlamentar da América Latina. (Glauber Barros)