Contadores querem oficializar carreira no serviço público do Estado

A deputada Amália Santana (PT), vice-presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, presidiu Audiência Pública ocorrida na tarde desta quinta-feira, dia 18, no plenarinho da Assembleia Legislativa. A reunião atendeu a um requerimento do presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), que foi aprovado pelos demais parlamentares no plenário e visa criar o cargo de contador público nos órgãos da administração do Poder Executivo.
O vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas do Tocantins, Dete Nunes, afirmou que esteve com o governador Marcelo Miranda (PMDB), em companhia do deputado Osires Damaso, e que ele demonstrou grande interesse na matéria. “Já elaboramos a minuta de um projeto destinado à classe e acreditamos que a Assembleia Legislativa dará agilidade ao encaminhamento dele para avaliação do Governo”, disse.
Segundo ele, o cargo já existe em 17 Estados e na União. “No Tocantins, são 150 contadores lotados nos diversos órgãos do Governo, porém a maioria está em fase de aposentadoria e os demais estão procurando outras lotações, em virtude dos baixos vencimentos. Se continuar assim, dentro de pouco tempo o Estado não terá nenhum contador em seu quadro”, comentou.
O contador Renan Alves Lima afirmou que o salário de um
contador público no Tribunal de Justiça chega a 7.500,00 reais, na Defensoria
Pública, 5.400,00, no Ministério Público, 5.700,00. No quadro geral do Governo
do Tocantins, o salário bruto é de 3.070,00 reais e, com os descontos, fica
apenas 2.600,00. ”Como somos poucos, não vai causar impacto financeiro no
Estado. Nossa missão requer muita responsabilidade e os vencimentos não
compensam”, garantiu.(Belmiro Gregório)