Parlamentares aprovam audiência pública para debater situação de Luzimangues

Por Elpídio Lopes-AL
01/07/2015 11h23 - Publicado há 9 anos
Deputado Valdemar Júnior requer Audiência Pública para discutir problemas de Luzimangues
Koró Rocha / HD

Na votação da ordem do dia da manhã desta terça-feira, dia 30, os deputados aprovaram, entre outros requerimentos, um de autoria do deputado Valdemar Júnior (PSD) que solicita audiência pública para discutir os problemas do distrito portuense de Luzimangues. Como informa Valdemar, Luzimangues, nos últimos anos, teve um crescente aumento populacional, após a implantação de diversos loteamentos. Com isso, segundo ele, surgiram problemas, como falta de hospital, coleta de lixo e manutenção da rede de iluminação pública.

Com a audiência marcada para o dia 20 de agosto, o parlamentar visa dar oportunidade à população do local para discutir os problemas enfrentados no distrito e encontrar possíveis caminhos para solucionar os impactos negativos existentes. Diante da solicitação e das críticas feitas por Valdemar à gestão municipal do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB), o deputado Toinho Andrade (PSD) que é irmão de Otoniel foi à tribuna e rebateu o colega de Parlamento.

A deputada Amália Santana (PT) encaminhou ao governador Marcelo Miranda um anteprojeto de lei que autoriza a isenção de IPVA e de ICMS para os veículos destinados à aprendizagem de direção. Cleiton Cardoso (PSL) requereu rede de esgoto para a quadra 403 Norte, sinalização da TO-030 no trecho da Serra do Taquaruçu em Palmas, e abertura de estradas vicinais para atender à comunidade do Vão do Lajeado.

A solicitação de pavimentação de trecho da TO-165 entre Santa Fé e Pau D’arco, instalação de posto da Caixa Econômica Federal e a retomada do Programa Polícia Comunitária em Araguaína são do parlamentar Jorge Frederico (SD). O peemedebista Nilton Franco pediu, entre outas coisas, a reabertura do posto da Adapec e a limpeza da Agrovila no Assentamento Loroty de Lagoa da Confusão.

O presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM), cobra providência da Secretaria da Saúde para disponibilizar ambulância, e a reforma de unidades de saúde nos distritos Baianópolis e Marilândia em Araguaçu. Toinho Andrade quer que a secretaria de Infraestrutura construa bueiros na zona urbana de Crixás.

Na sessão, foram aprovados também projetos dos deputados Nilton Franco e Elenil da Penha, ambos do PMDB, que declaram de Utilidade Pública Estadual a entidade Grande Oriente do Brasil (GOB-TO) e o Instituto Tocantins Hoje (ITH) de Araguaína. Já de Zé Roberto (PT) foi concedida declaração estadual ao Instituto Terra Sustentável (ITS) de Filadélfia. (Elpídio Lopes)