Deputados participam de lançamento da TV Assembleia em Paraíso

02/07/2015 14h48 - Publicado há 9 anos
Deputado Osires Damaso inaugura TV ASSEMBLEIA  em Paraíso do Tocantins
Deputado Osires Damaso inaugura TV ASSEMBLEIA em Paraíso do Tocantins

Com a participação de 14 parlamentares, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM) lançou oficialmente na noite dessa terça-feira, dia 30, o sinal da TV Assembleia em Paraíso do Tocantins. O evento contou com a presença do vice-prefeito Ary Arraes, do presidente da Câmara Municipal, vereador Romilson Ribeiro, demais vereadores, empresários, comerciantes e lideranças políticas e comunitárias. Paraíso é agora o primeiro município do interior do Estado a receber o sinal. Sintonizada pelo canal 4 VHF, a TV Assembleia transmite sessões plenárias ao vivo e reprisadas, reunião de comissões, audiências, entrevistas e reportagens.

Com a proposta de levar ao telespectador a transmissão em alta definição dos trabalhos legislativos, a operação da TV no Tocantins começou na capital em 2013, pelo canal 61 HD, integrando a Rede Legislativa por meio de uma parceria com a TV Câmara dos Deputados e TV Senado. Em 2015, a nova presidência iniciou o processo de expansão da TV Assembleia levando o sinal para Paraíso, e em breve para Porto Nacional e Araguaína. A previsão é de que a população de Gurupi também acompanhe os trabalhos parlamentares pela TV até o final do ano.

Para o presidente Damaso, levar o sinal a cidades do interior é permitir que os tocantinenses conheçam as atividades legislativas e tenham a oportunidade de participar ativamente da formulação dos projetos importantes para o Tocantins.

“A TV pretende aproximar o cidadão do Parlamento, levar cultura, informação e cumprir o objetivo de expandir nosso trabalho, além de possibilitar ao tocantinense que não está em Palmas o conhecimento de nossas ações e tornar o processo mais democrático. É com imensa satisfação que participo ativamente desse fato histórico e lanço a TV aqui em minha cidade. Ao defender os interesses do cidadão, quero ressaltar o nosso papel e implementar cada vez mais nossa gestão, a fim de modernizar e ao mesmo tempo democratizar nossa política. Assim, queremos estreitar a parceria com as câmaras municipais para que a TV Assembleia transmita, além do trabalho parlamentar, as sessões das câmaras dos vereadores ,” enfatizou Damaso.

A proposta de parceria entre Assembleia e câmaras municipais para a transmissão de sessões foi bem recebida pelo presidente da Câmara de Paraíso, Romilson Ribeiro. “A maior ferramenta de participação que um político pode oferecer é a informação, e a TV chega para estreitar esses laços e fazer com que todos participem. Acredito que Paraíso vai ganhar muito com a parceria e, assim, vamos firmar esse acordo para integrar a programação”, frisou o vereador.

Além do presidente Damaso e do deputado Nilton Franco (PMDB), que na oportunidade representou o governador Marcelo Miranda, compareceram os parlamentares Paulo Mourão (PT), Cleiton Cardoso (PSL), Amália Santana (PT), Zé Roberto (PT), Amélio Cayres (SD), Elenil da Penha (PMDB), Jorge Frederico (SD), Wanderlei Barbosa (SD), Mauro Carlesse (PTB), Valdemar Júnior (PSD), Valderez Castelo Branco (PP), Olyntho Neto (PSDB). Todos fizeram uso da palavra e exaltaram a iniciativa do presidente da Casa.

Para Valdemar Júnior, a transmissão dos trabalhos parlamentares em tempo real representa a coragem e a modernidade da nova gestão. “A TV é um avanço para o Estado, que vive um novo tempo, a era da comunicação na qual a transparência, a participação popular e a democracia estão presentes nas decisões públicas em prol do povo tocantinense,” ressaltou.

Olyntho, Elenil, Jorge Frederico e Valderez Castelo destacaram o desejo de lançar em breve o sinal em Araguaína e ressaltaram a importância do canal de comunicação para o conhecimento, a cobrança e a ajuda aos representantes. “Defendemos o bom debate e a busca das melhores soluções para defender o cidadão. Por isso, acredito que a TV consolida o processo transparente e democrático com vistas a despertar o gosto pela política”, destacou Elenil. (Maisa Medeiros)