Nilton Franco solicita realização de audiências públicas

Por Elpídio Lopes-AL
07/07/2015 08h54 - Publicado há 9 anos
Deputado Nilton Franco solicita Audiência Pública para debater situação da violência no Tocantins
Clayton Cristus / HD

Visando debater as condições da segurança no Estado, Nilton Franco (PMDB) solicitou, nesta quinta-feira, dia 2, a realização de audiências públicas na Capital e em várias cidades do interior. Além de Palmas, o político propõe audiências nas cidades de Porto Nacional, Cristalândia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins e Pium.

Nilton afirma que a população está estarrecida com relação à segurança publica no Tocantins e em todo o País. “O Tocantins, como o mais jovem ente federado, não pode se abster de, juntamente com a população, discutir e propor ações que venham contribuir com a melhoria da segurança pública”, argumentou o deputado.

Outra audiência pública foi pedida pelo líder do governo, Paulo Mourão (PMDB), para debater as contas e as aplicações feitas por gestores do Igeprev no período questionado pela justiça e pela auditoria realizada pelo atual governo. Também sobre o Igeprev, o peessedebista Olyntho Neto pede informação ao governador Marcelo Miranda (PMDB) acerca da política anual de investimento, vigente do Igeprev, bem como dos investimentos anteriores e ainda sobre a sindicância do Executivo, relativa à gestão do instituto.

Valdemar Júnior, também do PSD, solicita informações ao prefeito Otoniel Andrade (PSDB), de Porto Nacional, sobre licitação para obras de infraestrutura no distrito de Luzimangues. Wanderlei Barbosa (SD) quer que a empresa Odebrecht/Saneatins retome imediatamente os serviços de construção de calçadas em Taquaruçu. Ele diz que a empresa recebeu mais de 2 milhões de reais para construir, aproximadamente, 40.107 m² de calçadas e, até o momento, realizou pouco mais 7.500 m².

A Odebrecht também foi objeto de solicitação do deputado Amélio Cayres (SD) que pede informação sobre a área de atendimento da rede de esgoto e o destino dos dejetos do Hospital Regional, ambos em Augustinópolis. Toinho Andrade (PSD) solicita ampliação da Rodoviária de Crixás e instalação de destacamento da Polícia no Distrito de Cangas de Santa Rosa.

Deputados como o presidente da Assembleia, Osires Damaso (DEM), Amália Santana (PT), Elenil da Penha (PMDB), Jorge Frederico (SD), Luana Ribeiro (PR) e Ricardo Ayres (PSB) destinaram votos de aplausos para pessoas e instituições. A de Luana confere a moção ao atleta Aurélio Machado da Silva, pela conquista do vice-campeonato da 6ª Volta de Ciclismo do Pará. Parte dos votos sugeridos por Ayres direcionam a vários jovens, como Viviane Letícia Rosalvês, por se destacar no ”Projeto Deputado Universitário Tocantinense”. Damaso, por sua vez, dedicou votos à Diocese de Porto Nacional, pelos 100 anos de sua criação. (Elpídio Lopes)